Entenda o que é o Marketing Humanizado e como ele pode agregar valor a sua marca.
Em uma realidade cada vez mais digital, se conectar com o público de forma menos superficial se torna muito importante. Afinal, seus clientes buscam encontrar em seus serviços a solução que eles tanto precisam, além de ser essa proximidade que formará um vínculo entre a audiência e a sua marca. Nesse post, você irá aprender a humanizar seus conteúdos e todos os benefícios que essa forma de Marketing tem a oferecer.
O que é o conceito de Marketing Humanizado?
A ideia principal do Marketing de Conteúdo é justamente produzir algo personalizado, isso é feito através da persona do seu público alvo e de como ela irá se conectar com o público. Esse vínculo é estabelecido pela compreensão dos interesses, necessidades e emoções de seus clientes.
Dessa forma, o conceito de “experiência humana” coloca o ser humano no centro das estratégias de marca. O foco agora é voltado a pessoa e em suas particularidades, e não no usuário (user experience) ou no consumidor (customer experience). Sendo assim, é pela produção desse tipo de conteúdo que sua empresa demonstra um cuidado especial com seu público-alvo. Pois o objetivo não é o volume de publicações, mas a ligação que será estabelecida entre a marca e as outras pessoas.
Para entender melhor a importância desse relacionamento com o público, é preciso pensar que quando as pessoas acessam um conteúdo na internet, elas esperam algo significativo para elas, e não simplesmente perder tempo navegando por posts que elas julgam como desnecessários. As publicações online são feitas para nichos diferentes, e as pessoas buscam por algo que irá suprir uma necessidade, resolver um problema ou simplesmente por algo que irá entretê-las. O que é o contrário de textos superficiais, genéricos e robotizados.
E é assim que o marketing consegue se fortalecer, pois abrirá espaço para que os consumidores criem um forte vínculo de confiança e comprometimento com a marca, uma vez que é ela que produz aquilo que ele precisa e busca. Assim, o engajamento criado pela marca irá fidelizar o público, convertendo leads em possíveis clientes. E é claro que os benefícios são para ambos, de um lado a empresa irá aumentar suas vendas e de outro haverá pessoas satisfeitas com o conteúdo consumido pela sua marca.
Colocando o Marketing Humanizado em prática:
Em vista disso, deixamos aqui algumas dicas para que você também torne sua empresa mais humana e mais próxima do público:
- Quem é a sua persona?
À primeira vista, é importante saber quem é a persona do seu cliente, pois é através dessa representação que você irá saber qual conteúdo ele gostaria de consumir e assim, estreitar o vínculo criado. A persona é criada com base em dados reais sobre os seus clientes, o que tornará seu estilo de marketing muito mais humanizado.
- Quais são os valores da sua empresa?
É sempre importante criar conteúdos que ressaltem os valores que sua empresa possui. Assim, você irá mostrar qual a personalidade de sua marca e a forma ideal de expressá-la. Logo, defender causas e assumir compromissos faz com que seus posicionamentos fiquem claros perante o público.
- Utilize o storytelling
Contar histórias sempre fez parte do convívio humano. Por isso, uma ótima ferramenta para cativar sua audiência é o Storytelling, uma forma muito eficiente do marketing de conteúdo, uma vez que as histórias relatadas nas suas redes sociais podem aumentar o engajamento, chamar atenção do público e mexer com suas emoções.
- Por fim: abra espaço para o diálogo
O ser humano é um ser social por natureza, buscamos interação com aqueles que estão em nosso convívio diário, e em um mundo cada vez mais digital, fica fácil entender porquê é importante ter essa interação na internet com seus clientes. Esse contato frequente com o público deve ser feito ao responder comentários, republicar posts, curtir publicações e mais. Consequentemente ao criar essa relação de reciprocidade com o cliente, ele com certeza irá valorizar a atenção e dedicação dada pela sua empresa.
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Texto escrito por Emanuele Bizzo
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