2021 chegou após um ano de planejamentos alterados por conta da pandemia do coronavírus. Empresas adequaram suas estratégias de marketing e formatos de trabalhos e se encaixaram no que foi chamado de “novo normal”.
Mesmo assim, é muito importante que a empresa tenha um planejamento de marketing bem definido. O ano novo vem com novos caminhos, rumos e oportunidades. Então sem mais delongas, conheça mais sobre esse assunto do mundo empresarial aqui no blog da Jornal Jr.
O que é o planejamento de marketing?
No início de um novo ciclo, os gestores de uma empresa escrevem um documento com as ações que devem acontecer durante o ano para que se atinja objetivos finais. Também descrevem o público alvo, os concorrentes e como a empresa se encontra dentro do mercado de trabalho.
Para que esse documento seja bem elaborado, é necessário muita pesquisa e análise, principalmente para facilitar o processo de alteração dessa organização caso seja necessário. Por isso, empresas com planejamentos consolidados em 2020, conseguiram se reorganizar e se manter durante a crise.
Por que o planejamento é importante?
Como foi dito antes, o planejamento é importante para que alterações necessárias futuramente não sejam bruscas e nem sejam feitas de surpresa. Mas, para além disso, a definição de estratégias facilita na execução do trabalho de todos da organização. Ela define metas e objetivos futuros, a fim de que sirva como a “bússola“ da empresa.
Esse planejamento economiza tempo e verba. Com as metas claras, evita-se gastar tempo com tarefas que inúteis ou que não fazem parte do escopo de determinado funcionário.
Além disso, reflete-se sobre gastos com campanhas e ações que não têm resultados positivos para a empresa. Essa análise auxilia no uso do dinheiro de forma benéfica e consciente.
Como elaborar um planejamento eficiente?
Para a criação de uma boa estratégia, é importante que, além de pesquisa, siga-se alguns passos para que nada passe em branco e que tudo seja detalhado, mas simples, claro e fácil, com informações sobre o que é a empresa atualmente, qual é a visão futura para ela, o que fazer para atingir esses objetivos e qual é a função de cada um nessa caminhada.
Análise SWOT
Uma dica útil é começar pela análise SWOT ou matriz FOFA (força, oportunidade, fraqueza e ameaças). É a elaboração de um diagrama com informações sobre o âmbito interno e externo da empresa.
No diagrama contém questões como: a reputação da marca, as vantagens e desvantagens em relação a concorrentes, como anda a qualidade dos produtos, quem são os fornecedores, além de questões relacionadas à política, economia e cultura e etc.
Na hora da criação do planejamento, é necessário definir qual é o produto ou serviço oferecido pela empresa, por qual valor, quem é o público alvo e como serão as promoções e campanhas para a divulgação e venda. Com essas informações, será mais fácil a elaboração de ações assertivas.
Público alvo e persona
Para entender o seu público alvo, pesquise sobre sua idade, gênero, interesses comuns, necessidades que possuem, como o seu negócio pode ajudá-los a resolver as dores, o que faz com que eles prefiram uma empresa a outra, e etc.
Depois disso, desenvolva uma persona. Nada mais é do que um personagem que faz o papel do seu cliente ideal e que ajuda na elaboração de estratégias que agradam o lead. A Jornal Jr te explica mais sobre o assunto no artigo sobre a diferença entre público-alvo e persona.
Canais de divulgação
A seleção e escolha de canais que serão usados para a divulgação da sua marca também é imprescindível. O investimento deve ser feito de acordo com o seu foco, cada estratégia possui particularidades, tempo de retorno e público.
As estratégias de marketing digital são mensuráveis, portanto, é possível prever qual será o fluxo de caixa em determinado tempo, medir a taxa de conversão, saber qual é o custo por clique no site ou nas redes sociais e etc.
Análise de resultados
Por fim, é preciso analisar todas as medidas que a empresa decidiu por seguir. Após isso, entender quais foram positivas e quais não, e corrigir o que não deu certo.
Quais benefícios a estratégia traz para as empresas?
Com a elaboração de táticas de marketing, a empresa consegue enxergar como ela está posicionada no mercado. Assim, é possível focar no que precisa se desenvolver, alcançando resultados de maneira mais efetiva. Além disso, os gestores encontram o que pode melhorar internamente, aumentando o alcance de objetivos e progredindo na organização.
Agora que você já sabe o que é planejamento estratégico de marketing, entenda a importância e os benefícios do marketing digital e da assessoria de imprensa para o seu negócio, afinal, ambos os serviços podem fazer parte da sua estratégia de comunicação!
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Produção de Letícia Izabel Araújo Linhares, Assessora da Jornal Jr.
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