Você já reparou que a maioria das empresas atuais querem passar a imagem que são apoiadores das causas ambientais e estão focadas nas sustentabilidades de seus produtos? Bom, isso é conhecido como marketing verde no mundo dos negócios. Vamos conhecer mais sobre essa estratégia do marketing e como ela influencia as campanhas de conscientização.

O QUE É O MARKETING VERDE?
O marketing verde é uma estratégia do mundo do marketing que usa do apelo ecológico e do “ecofriendly” – ambientalmente amigável. São ações das sua empresa que possam beneficiar o meio ambiente, seja na produção, na divulgação ou no operacional do produto. A empresa visa vender a ideia que tem uma consciência ecológica.
A American Marketing Association – Associação Americana de Marketing – define o Marketing Verde como “o desenvolvimento e comercialização de produtos destinados a minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhorar sua qualidade”.
Resumidamente, é um marketing com apelo emocional focado no meio ambiente. Também pode ser chamado de marketing ambiental e ecomarketing.
A ORIGEM DO MARKETING AMBIENTAL
O marketing verde surgiu juntamente com o despertar populacional em relação a conscientização do meio ambiente. Aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos e Europa na década de 1960 – ao mesmo tempo que o movimento hippie surge. Porém, somente nos anos 90’ que o marketing verde começa a ter uma relevância maior.
A preocupação ambiental cresceu durante os anos 70, mas somente no fim da década de 80 o conceito de desenvolvimento sustentável foi apresentado. Dessa forma, uma das principais razões de avanço do ecomarketing foi a expansão da internet.
Assim, um canal de informação mais rápido provocando mudanças de atitude por parte da sociedade – que logo questionou a falta de recursos naturais e a poluição – em expansão. Com isso, as marcas não queriam desperdiçar essa mudança do consumidor.

A HIPOCRISIA DO ECOMARKETING : GREENWASHING
Acompanhando as mudanças realizadas pelas empresas para passarem o ar de sustentabilidade e de amigas do meio ambiente surgiu o termo greenwashing. Greenwashing é vender uma falsa imagem positiva da empresa enquanto não tem atitudes coerentes com o marketing verde.
A tradução literal do termo é “lavagem verde” que sugestiona a situação de enganar os consumidores. Dessa forma, escondendo uma postura contrária do discurso do ecomarketing da empresa.
Por conta do risco de falsos produtos ecofriendly, as empresas precisam provar a procedência de seus produtos e atestar sua sustentabilidade. Mentir para o consumidor, além de ser algo abominável, pode destruir a relação de confiança entre empresa e o consumidor.
COMO IMPLEMENTAR O MARKETING VERDE NA SUA EMPRESA
As atividades da sua empresa devem objetivar a diminuição das ações que causem impactos ambientais negativos. Afinal, os donos e funcionários devem ter os valores e as atitudes alinhadas ao marketing ambiental, para não correr o risco de estar fazendo um greenwashing.
Dessa forma, partir do momento que toda a sua empresa internamente está seguindo uma mesma filosofia verde, será muito mais fácil deixar isso explícito para os consumidores. Tudo isso ocorre porque o apelo ambiental gera uma simpatia. Assim, fazendo com que as pessoas paguem muitas vezes a mais por seus produtos por seguirem um padrão que os clientes acreditam.
Mas não se deixe enganar que por ser uma pequena/média empresa não dará certo. Certamente é muito mais fácil você conseguir implementar o marketing verde nela, principalmente com essas dicas abaixo:
- Pense em formas de aumentar a durabilidade de seus produtos;
- Não use, ou tente reduzir o uso de materiais não-biodegradáveis;
- Separar e destinar o lixo de forma adequada;
- Economize água em sua empresa.
Com essas dicas simples você pode iniciar uma “revolução verde” dentro da sua empresa. Assim mudando o patamar dela e crescendo o número de clientes engajados na causa.

COMO PODE INFLUENCIAR NAS CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO
Sabendo o que é e como iniciar o marketing verde na sua empresa, também é necessário saber como a influência dele é importante nas campanhas de conscientização.
Dessa forma, as vezes, podemos considerar que uma placa ou anúncio que incentiva uma mudança não gera nada a longo prazo, mas é totalmente o contrário. É assim que grandes campanhas começam, apenas com um anúncio bem elaborado – que faça os consumidores lembrarem dele – é capaz de gerar uma mudança na sociedade. E se sua empresa estiver envolvida com uma melhora ambiental, com certeza será mais requisitada.
O principal caso de sucesso do Brasil e do Mundo, é o da marca Natura, que com suas campanhas e mudanças no código da empresa fizeram a marca ser reconhecida mundialmente no setor de beleza e cosméticos.
Em resumo, a aliança entre o marketing verde e uma campanha de conscientização pode impulsionar as vendas da sua empresa. Além de o ecomarketing estar ligado intrinsecamente com as campanhas, facilitando e ajudando uma maior conscientização do meio ambiente.
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Pedro Góes
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