Saiba como a gamificação do mundo atinge a moda e veja como os consumidores reagem diante das mudanças
O mercado da moda é um dos mais rentáveis atualmente. De acordo com o site Valor Investe, ele é o que possui maior faturamento global no e-commerce B2C — direto para o consumidor final — com vendas de $525 bilhões anualmente e crescimento médio de 11,4% por ano.
Juntamente, o mercado dos games continua crescendo e ocupando cada vez mais espaço. Segundo publicado no site da Money Times, com base no estudo da Visa, o mercado de games obteve um crescimento de 140% em 2020, em comparação com o mesmo período no ano de 2019.
Observando os números e considerando o período atual em que o mundo está inserido — a pandemia do Covid-19 que atingiu todos os países — de acordo com o publicado no site do Insper, era previsto que em 2021, as vendas pelo comércio eletrônico no mundo atingissem a marca de 4,9 trilhões de dólares, um crescimento de 14% em relação a 2020. Esse valor representa quase 20% das vendas globais no varejo.
Como publicado anteriormente no blog da Jornal Jr., o mercado do entretenimento não parou durante a pandemia, já que os jogadores estavam passando mais tempo em casa, a procura por novos conteúdos aumentou. Com isso, o mercado da moda encontrou uma maneira de juntar o universo digital com as marcas de roupas.
Diante disso, os gamers — ou, jogadores de videogames — estão em contato direto com uma realidade virtual que, cada vez mais, busca se inserir no mundo real e até mesmo substituir as interações presenciais. Nesse contexto, surge a vontade (ou a necessidade) de trazer para fora da tela (ou levar), elementos que pertencem ao mundo dos jogos.
Essa aproximação entre moda e jogos se fortaleceu nos últimos anos, a gamificação faz com que as roupas e o estilo dos bonecos que os gamers possuem contato enquanto jogam, venham para o mundo “real” e sejam adquiridos por eles. A vontade de consumir essas peças acontece pela sensação de pertencimento de trazer para o dia a dia, componentes que antes existiam apenas dentro do virtual.
Isso também acontece ao contrário, onde as marcas entram nos games. Os exemplos são vários, a Balenciaga lançou as chamadas skins (um visual alternativo dado a um programa computacional), dentro do jogo Fortnite, onde os players poderiam montar seus bonecos com peças da marca. A Gucci também lançou elementos para compor o visual no Tennis Clash.
Outros atos que foram reconhecidos pela junção dos dois mundos foi a Louis Vuitton, que em 2019, lançou com a Riot Games — criadora do jogo League of Legends — peças da sua marca de roupas dentro do jogo, para que os jogadores pudessem adquirir e utilizá-las em seus bonecos. As mesmas peças foram criadas e vendidas em lojas físicas e onlines, podendo ser compradas.
Recentemente, o festival de moda São Paulo Fashion Week fez um desfile utilizando as peças inspiradas no jogo Free Fire. De acordo com State of Mobile Report de 2021, ele se tornou o título para smartphones mais baixado globalmente em 2020.
A estratégia de parceria entre o mundo dos jogos e o das marcas de roupas traz visibilidade aos dois lados. Muitos dos nomes conhecidos mundialmente possuem peças de alta qualidade e de preço elevado, o que faz com que o público seja reduzido. Diante disso, a opção de aquisição de uma forma mais barata acaba chamando a atenção e fortalece a imagem.
A conquista de um público jovem também é resultante disso, essas pessoas estão cada vez mais inseridas no tecnológico e interessadas em expandir e experimentar os produtos. Com a criação do metaverso, um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais, esses lançamentos vão se tornando cada vez mais populares.
Para saber mais sobre marketing e conteúdos do mundo digital, fique de olho no nosso site e nos siga nas redes sociais. Ou, para conhecer nossos serviços, entre em contato!
Julia Pereira Cruz
Compartilhe o nosso conteúdo:
I was wondering if you ever considered changing the layout of your site? Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having one or two images. Maybe you could space it out better?
What’s up to every one, because I am truly keen of reading this weblog’s post to be updated regularly. It contains pleasant information.
It’s really a cool and helpful piece of information. I’m glad that you shared this helpful info with us. Please stay us informed like this. Thank you for sharing.
You can definitely see your expertise in the article you write. The arena hopes for more passionate writers like you who aren’t afraid to mention how they believe. All the time go after your heart.
If some one wants to be updated with newest technologies then he must be visit this website and be up to date every day.
It’s going to be finish of mine day, except before end I am reading this enormous article to increase my knowledge.
We stumbled over here from a different page and thought I might check things out. I like what I see so now i am following you. Look forward to exploring your web page yet again.