Por Frederico Tapi
Um dos formatos mais comuns no Email Marketing é s newsletter, mas do que elas se tratam? De forma geral, se trata de um tipo de email informativo, e funciona como uma publicação periódica (semanal, quinzenal ou mensal). Entre seus objetivos está manter contato com uma lista de leads, trazendo conteúdo relevante e atualizando-os com novidades. Ou seja, o papel de fato é buscar fidelizar seus clientes, então esse formato não é tão focado em vendas apesar de poder ser feito de uma forma sutil.
Pode se dizer, que elas são uma forma na qual a sua marca pode realizar tanto Marketing de Conteúdo quanto Marketing de Relacionamento. Dessa forma, aumentando seus laços com seus clientes atuais e futuros, podemos afirmar também que tem um papel importante tanto para o conteúdo quanto para o relacionamento.
Devo ter uma newsletter?
Primeiramente é importante frisar que é importante verificar se esse tipo de conteúdo faz sentido para sua empresa. Afinal, caso se trate de uma empresa pequena, ou que conte apenas com uma presença online reduzida, talvez não seja necessária. Então, sendo assim, primeiro deve-se perguntar se é possível criar conteúdos de forma periódica e relevante de forma direta ou indireta a sua área de atuação. Com isso em mente, é necessário analisar se faz sentido implementar uma newsletter, que é um formato que tem um potencial poderoso para com seus leads.
Uma newsletter pode além do já mencionado melhorar os laços com os clientes gerar também um aumento no reconhecimento da marca. Junto a isso também é uma forma mais simples de impulsionar e direcionar o acesso ao seu site.

Cuidados para se tomar na criação e produção da newsletter
Como tudo que se é produzido, é importante tomar alguns cuidados ao criar e ao produzir e neste caso não é diferente.
Novamente, é crucial que este tipo de email conte com novidades relevantes para quem vai receber e por isso, a etapa de planejamento é tão importante. Neste primeiro momento pode-se, e deve-se mapear e analisar conteúdos já produzidos pela sua empresa que se encaixam para com a vontade dos clientes.
Em seguida é necessário direcionar como será a linguagem utilizada. Levando em conta os contatos que a receberão, afinal de contas tão importante quanto o conteúdo é a forma com qual ele é apresentado. O usuário é bombardeado com informações a todo tempo, então a linguagem tem um papel relevante também para chamar a atenção e ser um diferencial.
Além disso, é preciso estar sempre de olho em relação às estatísticas. Ver o que está dando certo e o que nem tanto e mudar a rota caso necessário, afinal nada funciona perfeitamente logo de cara.
Outro ponto a se ter atenção é o layout, diferente de um site o layout de um email deve ser mais simples. Também precisamos ter em mente que o importante em uma newsletter é o conteúdo. Por isso também, além de um layout simples, permite com que o conteúdo seja escaneável, ou seja, separando bem as chamadas e dando destaque para os pontos principais.
Por último, é preciso ter precaução em relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Basicamente, neste caso, a questão maior é a da transparência na coleta dos dados, é importante que o cliente saiba o que a equipe de marketing fará com as informações por ele geradas. Junto a isso, os usuários também precisam consentir com a continuidade da comunicação, o que pode ser resolvido com um simples email.
Tipos de conteúdo de uma newsletter
Em primeiro lugar, uma dica é manter seções regulares, colunas, algo neste sentido. Isso faz com que primeiro o leitor já tenha uma ideia do que encontrar, trazendo uma sensação de segurança. Além disso, é um facilitador para planejar a produção de conteúdos futuros.
Outro ponto é ter e fazer seções como um FAQ, e enquetes com os leitores. Estas são formas nas quais é possível manter uma comunicação mais constante com os usuários. Isto também ajuda em questão de descobrir conteúdos almejados pela sua lista de contatos.
Sempre que produzir um conteúdo rico como por exemplo, eBooks uma boa ideia é enviar para sua base. Afinal de contas é um tipo de conteúdo mais denso e que tende a ser relevante, além dessa base de contatos também poder compartilhar esse material.Para saber mais sobre conteúdos do mundo digital, nos siga nas redes sociais e fique de olho em nosso site. Para conhecer nossos serviços, entre em contato!
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