Saiba como funciona o marketing no mercado dos jogos eletrônicos (games) e veja o impacto que as estratégias de influência proporcionam nessa nova área.
O mercado do setor cultural envolve muitas produções de entretenimento como filmes, séries e músicas. E um novo ramo que tem cada vez mais se consolidado nesta indústria são os jogos eletrônicos. Seja em dispositivos móveis ou consoles, o faturamento de bilhões de dólares pelas empresas dos games é maior a cada ano.
Em 2020, o mercado dos games conseguiu manter-se e crescer mesmo em meio às turbulências. Essa área da indústria do entretenimento não parou durante a pandemia, pelo contrário, teve ainda mais trabalho. Já que os jogadores estão passando mais tempo em casa, a procura por novos conteúdos é imensa.
Para quem é novo no assunto ficará surpreso em saber que o Brasil é o terceiro país no mundo com o maior número de jogadores, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China, que são grandes potências do ramo.
Mas diante tamanhas proporções que os jogos têm tomado no mercado, sendo até considerado hoje como modalidade esportiva, com direito a campeonatos e ligas, é de se questionar quais são as estratégias de Marketing envolvidas para tal crescimento. Por isso, neste artigo vamos contar sobre como funciona o marketing no mercado dos jogos eletrônicos, então boa leitura!
Conheça mais sobre o mercado dos games atualmente
Apesar do grande potencial diante de tantos números impressionantes, o mercado dos games ainda é pouco explorado. O público gamer, como é popularmente conhecido, é numeroso e diverso, mesmo sabendo da misoginia que há socialmente em associar jogos eletrônicos ao “universo masculino”. Inclusive as pautas de inclusão e diversidade tem tornado esse mercado mais engajado, desde a produção dos jogos aos seus jogadores.
Como já é de conhecimento, o público-alvo dos games são os jovens, o que abre uma gama de possibilidades para investimento em tecnologias, principalmente em plataformas digitais de comunicação e venda desses produtos.
Oferecendo muitas oportunidades para campanhas de marketing, tanto reais como virtuais, a indústria dos games é um mercado em grande ascensão, visto como meio para as empresas atuarem com peso no mercado do marketing, seja fechando parcerias com desenvolvedores ou plataformas de streaming e divulgação.
E é claro que não poderíamos deixar de citar o E-sports. Nos últimos anos, essa nova modalidade esportiva tem criado possibilidades para diferentes marcas, até aquelas não comumente ligadas ao ramo dos jogos, a terem um novo espaço publicitário.
Por isso, o Game Marketing, como é chamada a estratégia, tornou-se ainda mais atrativo para as marcas devido ao crescimento desse mercado.
Game Marketing: Entenda o Marketing de influência e a força dos produtores de conteúdos
Quem já assistiu a uma série onde, no figurino do (a) protagonista, é citado o nome de uma famosa grife, sabe bem o que é a base do Marketing de influência. Da mesma maneira como ocorre em filmes e séries, o Game Marketing é uma estratégia com foco na divulgação de uma empresa, produto ou serviço por meio dos jogos.
Basicamente, essa estratégia é uma forma de aproveitar esse crescente cenário para inovar nos diversos canais de promoção de uma marca, podendo ser feita pela própria empresa desenvolvedora do jogo em seus vários produtos, ou através de parcerias.
Um exemplo recente, a Riot Games, desenvolvedora do famoso jogo multijogador League of Legends, há um ano lançou um novo título, Valorant. E, em ambos os jogos, a própria empresa trabalha estratégias de Marketing para promovê-los através de eventos e campanhas, assim como, outras marcas por meio de parcerias desempenham essa estratégia, como é o caso da Logitech, uma empresa de dispositivos eletrônicos que possuem uma linha de produtos inspirados em personagens dos jogos da Riot Games.
Outra estratégia que tem ganhado destaque no mercado dos games é a ligação com Produtores de Conteúdos. Nas redes sociais estão presentes vários Influenciadores Digitais que divulgam produtos e serviços das mais diversas empresas, e com os jogos não é diferente.
Os famosos streamers são jogadores profissionais ou amadores que transmitem para outros usuários suas gameplays, ou seja, suas experiências jogando os games.
Tal trabalho é uma grande chance não somente das empresas desenvolvedoras de jogos, mas também de seus parceiros ou outras marcas de produtos do ramo, terem sua imagem divulgada por meio da veiculação de uma personalidade influente.
Saiba quais são algumas das vantagens do Game Marketing
Retornando ao princípio da presença de diversos públicos no universo dos games, o Game Marketing se estrutura como uma estratégia além dos canais convencionais e das redes sociais, sendo uma nova forma de alcançar, principalmente, a audiência jovem e compreender seus perfis.
E entre tantas estratégias ficou claro como o Game Marketing é uma ferramenta inovadora e versátil. Os jogos eletrônicos são um mercado relativamente novo, mesmo que os primeiros consoles tenham surgido por volta de 1972, essa área tem se desenvolvido cada vez mais rápido, e seria uma grande perda não aproveitar desse tamanho crescimento para também alavancar os planos de Marketing Digital das marcas.
Diante desse mercado promissor, talvez possa ser uma chance da sua marca inspirar-se e investir nos games como publicidade, criando campanhas de marketing atrativas e repletas de novidades.
Caso queira saber mais a fundo sobre outras estratégias do Marketing Digital e Redes Sociais, fique de olho no nosso site e nos siga nas redes sociais. Ou, para conhecer nossos serviços, entre em contato!
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