Será que no futuro a história do Marketing vai ser dividida em A.P. (Antes da Pandemia) e P.P. (Pós-pandemia)?
Em verdade, é improvável que a literatura sobre Marketing seja fragmentada como fazemos com o nosso calendário gregoriano. Contudo, é fato que a pandemia de COVID-19 (decretada em março de 2020) modificou para sempre o modo pelo qual compreendemos as relações entre cliente e empresa — da entrada no funil de vendas até a experiência personalizada do pós-compra.
No mês de janeiro a Jornal Jr trouxe um podcast que tinha como tema as tendências do Marketing Digital para 2021. O ano passou rápido e uma boa parcela dessas tendências, de fato, se concretizaram — como o e-commerce pelas redes sociais, as ações afirmativas de Endomarketing e a urgência por mais agilidade. Caso queira relembrar este episódio do JornalCast, você pode ouvir por aqui.
Entretanto, já estamos em clima de final de ano e 2022 bate à porta com novos desafios e novas tendências para os empreendedores. Com o avanço da vacinação em massa, uma retomada gradual e responsável das atividades econômicas vem sendo observada — e se adequar ao que durante muito tempo chamamos de “novo normal” ou “pós-COVID”, sem dúvidas, vai ser a principal competência exigida pelo mercado aos donos de seus próprios negócios de todas as áreas.
Pensando nisso, nossa equipe separou para você cinco tendências que devem pautar as estratégias de Marketing no mundo pós-pandemia. Confira com a gente abaixo!
1. TUDO É DIGITAL
Quando os primeiros bancos exclusivamente digitais foram inaugurados, visando em um primeiro momento o público jovem, inúmeros usuários tiveram dificuldade para explicar aos seus pais ou avós como abriram uma conta corrente em um banco que “não existe”.
O movimento que já se desenhava era que algumas empresas bancárias, de olho na praticidade, deixavam de contar com uma instituição física para operar completamente pela internet — por meio, especialmente, de seus aplicativos.
Acontece que este fenômeno deixou de ser particularidade dos bancos digitais e de setores nichados das vendas para abranger todo o mercado. A migração definitiva dos negócios para a internet ainda foi alimentada pela pandemia, que fez com que comércios fechassem as portas em todo país e empurrou marcas até então resistentes às mudanças para o varejo online.
Aqui a palavra de ordem aqui é digitalização, ou seja, para acompanhar as tendências, o seu negócio obrigatoriamente deve ter propostas ativas e bem definidas de Marketing Digital. Marcar presença estratégica nas redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, é quase um pré-requisito para qualquer empresa que queira impactar novos públicos e conquistar mais clientes.
2. PROFISSIONAIS TECNOLÓGICOS SÃO OS PROFISSIONAIS DO FUTURO
Não, não queremos dizer que os profissionais humanos estarão sendo substituídos por androides robotizados. Muito pelo contrário, com o advento da digitalização, o mercado do Marketing deve requerer cada vez mais profissionais (humanos) que saibam transitar no ambiente digital.
Você coleta as métricas de engajamento das redes sociais da sua empresa para elaborar um planejamento estratégico a partir delas? Utiliza técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para melhorar o ranqueamento do seu site no buscador do Google? Sabe se valer de métodos de atração para cativar clientes por prospecção passiva?
Caso a sua resposta tenha sido negativa para alguma das perguntas, talvez seja a hora de mergulhar nos estudos sobre Marketing Digital ou terceirizar este serviço para profissionais da área.
3. JOGANDO CADA VEZ MAIS OS DADOS
Neste ponto fica mais claro como uma tendência está diretamente conectada com a outra. Se toda marca está na internet e pede que seus colaboradores tenham expertises no espaço digital, é imprescindível que, uma vez com os dados em mãos, as empresas saibam como mensurá-los.
Poucos elementos são tão fundamentais para o Marketing como as métricas, pois são elas quem dizem se uma estratégia está convertendo ou não. No entanto, somente coletar dados pelas plataformas de análise pode te entregar números desconexos e sem muita utilidade para os seus objetivos.
Partindo de estratégias de segmentação, você pode indicar quais métricas específicas são interessantes para acompanhamento, fixando prioridades — o que pode ser indispensável, por exemplo, para traçar uma campanha de tráfego pago. O Marketing guiado por dados, sem dúvidas, chegou para ficar.
4. MARKETING HUMANIZADO
Foi-se o tempo onde a relação entre uma empresa e seu cliente era um simples relacionamento entre contratante e contratado. Hoje quem compra deseja se ver espelhado na marca que consome, o que engloba os valores e ideais nos quais a empresa em questão acredita.
A humanização versa sobre criar laços entre você e quem compra seus produtos ou serviços, a partir de um vínculo pessoal e customizado com o cliente sem exceder os limites do profissional. Segundo a consultora, professora e especialista Liliane Ferrari, são três os pilares: emoção, empatia e ética. Para humanizar a experiência de compra do seu negócio, todos os seus processos (em especial, os Outbound) devem se calcar nestes princípios.
Uma pesquisa do Ratail Dive em 2018 mostrou que 70% dos usuários preferem uma interação humana ao invés de uma robótica no ato de comprar. Isso ilustra as demandas do Marketing pós-COVID sobre as quais conversamos nos parágrafos anteriores.
5. FENÔMENO TIKTOK
Você tem reparado que o vídeo vem ganhando cada vez mais espaço nas redes sociais? Seja pela guia Watch no Facebook, pelo Reels e IGTV no Instagram ou pelo próprio TikTok, o Video Marketing tem hasteado cada vez mais alto a sua bandeira na esfera do Marketing Digital.
Com isso, muitas marcas de grande porte têm apostado em lives ou vídeos que mesclam humor e prospecção para divulgar seus últimos lançamentos. O fenômeno da ascensão do audiovisual durante e depois da pandemia é, com toda a certeza, uma tendência a se ficar de olho também.
Se chegou até aqui, você com certeza já percebeu que vai ser crucial pensar em estratégias assertivas de Marketing Digital para vender no mundo pós-pandemia. A Jornal Jr atua há mais de 15 anos neste mercado oferecendo preços 40% abaixo do mercado sênior. Faça já seu orçamento com a gente!
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