A Identidade Visual (ID) é a responsável por promover um marketing eficaz para a empresa porque atribui uma individualidade a marca.
O que é uma ID?
A identidade visual é a maneira como a marca é vista pelo público. É um conceito que engloba vários elementos publicitários como logotipo, cores, grafismos e etc.
Marketing é o ato de promover e divulgar os produtos e serviços de uma marca para atrair clientes, por isso, uma boa ID faz com que o perfil, os serviços e produtos da marca sejam o suficiente para atrair os consumidores.
Segundo a professora de jornalismo da Unesp, Viviane Lindsay Cardoso, a Identidade visual é extremamente importante para todas as marcas, porque “a gente trabalha com um processo cognitivo. O ser humano lida com o munda a partir de suas bases cognitivas e a identidade visual é super importante porque, como o próprio nome diz, o visual te ajuda a encontrar a referencialidade daquela marca”
Por exemplo, um M amarelo não é apenas um M, mas sim o símbolo do McDonald ‘s, não é necessário que o nome da marca esteja escrito. A identidade garante um vínculo entre consumidor e o produto.
Para Viviane, “a importância é que registra o seu espaço, sua característica única e singular diante do mundo”.
Elementos que compõem a ID
Os elementos são os responsáveis pelo reconhecimento da marca, como cores, fontes, formas, nome e slogan.
“A identidade visual vai desde o logotipo até toda caracterização da marca em si”, diz a professora.
Por exemplo, os prédios do Burguer King são feitos de forma padronizada, então ao ver aquelas características, o consumidor já reconhece a marca e seu produto.
Como escolher uma boa identidade visual
“A melhor forma de definir uma identidade visual é fazendo um estudo da marca. Quem é aquela marca, o que ela pretende, quais são os valores, com qual público ela dialoga. A partir de todos esses elementos e características, a gente cria um pacote de informações que você vai trabalhar em cima desse diálogo”, segundo Viviane.
A empresa deve buscar uma identidade que melhor transmita ao público o que pretende com o produto e com a empresa em si, por isso que o marketing é tão importante.
Compartilhe o nosso conteúdo: