O que é Rebranding ( Reposicionamento de marca)?
Rebranding é o nome que se dá ao conjunto de estratégias necessárias para a promoção de uma nova identidade de marca, de forma a gerar uma aproximação maior com o público e posicionar a empresa de forma mais singular no mercado.
Ao contrário do que se pode imaginar, o rebranding vai muito além de apenas uma mudança na percepção visual da marca. Isso porque trata-se de uma atualização dos valores, produtos, dos processos e, até mesmo, da missão da empresa. Por isso, é um processo que deve ser feito com muito tempo e cautela, sempre tendo em vista um resultado final coerente e duradouro.
Por que realizar um Rebranding?
Existem variados motivos pelos quais as empresas escolhem adotar um novo posicionamento de marca, porém, geralmente, eles estão relacionados aos padrões de comportamentos do consumidor.
Seja para manter o seu público engajado ou até explorar um público mais amplo, é necessário que a empresa se comunique diretamente para alcançá-lo. Em muitos casos, isso implica a criação de novos produtos e serviços, enquanto em outros, significa apenas adaptar a maneira como eles são ofertados.
O rebranding é também um caminho viável para empresas que desejam transmitir uma nova mensagem, ao mesmo tempo que conservam seu público e repertório de produtos.
Tipo de Rebranding
Normalmente, quando uma empresa modifica seu posicionamento de marca em diversos aspectos (nome, tom, voz, etc.) trata-se da escolha por um rebranding radical. É comum ocorrer após episódios controversos ou polêmicos dentro da empresa, desvinculando-a dos ocorridos anteriores.
Já quando as mudanças são sutis e mais restritas ao visual da marca, pode-se chamar de um rebranding parcial. Esses costumam ter a intenção principal de modernizar a imagem e aproximá-la dos gostos do público, e por isso, são mais recorrentes.
Por fim, chama-se de rebranding evolutivo quando pequenas alterações são inseridas de forma gradual e comedida.
Exemplos de Reposicionamento de Marca
Buscando se adaptar aos princípios da Era Digital e abraçar pautas sociais, marcas como Burger King, Victoria ‘s Secrets e Natura optaram por repensar seus posicionamentos.
A empresa de fast food, Burger King, tornou sua logo visualmente mais minimalista e moderna. Além disso, investiu na sua comunicação digital, com intuito de conquistar o público jovem com uma linguagem mais descontraída das redes.
Já o rebranding da grife Victoria´s Secrets consistiu na revisão de valores bases da sua marca. Assim, a marca escolheu difundir principalmente os ideais de diversidade e empoderamento feminino, ao abandonar o padrão estético de suas “angels” por modelos mais diversas.
A Natura também optou por incluir mais diversidade nas suas publicidades, além de voltar seu posicionamento à sustentabilidade. Atualmente, a empresa pauta sua produção a partir de recursos naturais brasileiros e promove a ideia de um consumo mais responsável.
Esses são somente alguns dos mais diversos casos bem sucedidos de reposicionamento de marca que ocorrem todos os dias. E apesar dos casos apresentados pertencerem a diferentes segmentos, todos demonstram algo em comum: se os padrões do mercado e do consumidor se transformam, as empresas também devem se adaptar.
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