Conheça mais sobre esta estratégia de marketing que envolve desde empresas até artistas e influenciadores do mundo todo
Um conceito que vem sendo cada vez mais explorado pelo marketing é o do Storytelling. A técnica consiste em um enredo elaborado e uma narrativa envolvente por trás de um discurso de venda que aproxima o público, que passa a se interessar por determinado produto ou empresa.
Esta é basicamente a definição de Storytelling: contar uma história do seu produto ou empresa de modo que desperte em seu público um envolvimento sentimental com a marca, através de recursos audiovisuais e um discurso persuasivo. Trouxemos este artigo para que você conheça melhor as estratégias de marketing aplicadas nestas histórias e aplique no seu negócio.
Não é novidade que, para vender, as empresas apostam na ideia de mostrar a seu público-alvo motivos pelos quais seu produto deve ser consumido, seja na TV, nos outdoors ou na internet. Mas, segundo o blog da Resultados Digitais, apenas palavras não são o suficiente para tal objetivo.
Enredos envolventes e narrativas no entretenimento nacional
Nem todas as pessoas entendem as linguagens do marketing e da publicidade, e por isso, os nossos clientes, leads e prospects podem não absorver os conteúdos da mesma maneira que nós e, então, a informação se perde.
Por este motivo, torna-se extremamente necessário que as campanhas de marketing foquem em construir uma narrativa sobre determinado fato, que se adequa às personas e públicos-alvo, fazendo com que eles compreendam o quanto nossos serviços, produtos e propósitos são importantes. Isso é storytelling!
E não é só na venda de produtos que o storytelling aparece. Podemos notá-lo no marketing pessoal de artistas e influenciadores, por exemplo, e até mesmo em realities shows, principalmente os de confinamento, como ‘Big Brother Brasil’. Nesse caso, a técnica é utilizada para criar uma narrativa de “bem versus mal”, onde os participantes vão tecendo suas histórias com as lãs do enredo de cada edição conforme os acontecimentos dentro da casa.
A ex-BBB Manu Gavassi, que já era atriz e cantora antes de participar da edição número 20 do programa, apostou no Storytelling para ganhar visibilidade e engajar o seu público, o “exército das fadas sensatas” (como era chamado). Muitos profissionais do marketing acreditam que esta foi a chave do sucesso para que ela chegasse até a final do reality e, mesmo sem ganhar o prêmio, consolidasse sua carreira como artista. Depois dela, outros participantes apostaram na mesma ideia, o que prova a influência do marketing sobre o público.
Dentro do programa, as marcas patrocinadoras ganham uma grande visibilidade e também aproveitam as narrativas dos participantes para fazer o seu branding e, consequentemente, vender mais, já que o público apreciador desse tipo de entretenimento geralmente se identifica e consome os mesmos produtos que os brothers.
Ou seja, tanto empresas como influenciadores digitais se utilizam do storytelling para gerar no público identificação com aquilo que eles apresentam. No caso das influencers, uma identificação com a própria pessoa (a fim de atrair mais seguidores e, consequentemente, patrocinadores) e no caso das empresas, identificação com os propósitos (que são refletidos nas campanhas publicitárias dos seus produtos e/ou serviços).
Como fazer Storytelling?
Existem várias maneiras de se fazer storytelling para divulgar o seu produto. Mas é importante ressaltar que não basta apenas criar histórias e personagens que não tenham uma conexão com o seu objetivo final, que é fazer com que o público conheça a sua marca e adquira seus produtos.
Por isso, sua estratégia precisa conter, além do contexto e dos objetivos da campanha, um bom conteúdo narrativo, conceitos que tragam embasamento a respeito do assunto abordado e também fluidez nas ideias e na escrita.
Antes de decidir adotar uma estratégia de marketing que envolva storytelling, primeiro é necessário levar em consideração que esta técnica não está pautada no princípio de convencer o consumidor a adquirir algo que ele não quer, pois nenhuma publicidade é capaz de fazê-lo. Mas sim, gerar uma identificação dele com aquilo que você lhe apresenta.
Quando essa identificação acontece, o público passa a se envolver emocionalmente com seus produtos e propósitos de maneira voluntária e se apega ao seu branding. Dessa maneira, o possível cliente passa, inclusive, a ser um porta-voz da sua campanha. E é por isso que as estratégias precisam ser muito bem desenvolvidas, caso contrário, seu trabalho se torna em vão e a repercussão não é boa.
Para não errar na hora de fazer storytelling, busque por profissionais que entendam do assunto e tenham ao menos uma noção dos conceitos sobre escrita criativa ou literária.
Dessa forma, é bem mais fácil construir uma narrativa de qualidade e que desperte no seu público o sentimento de identificação com a marca, para que, assim, você expanda seu negócio levando não apenas produtos, mas propósitos para o seu público!
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