O blog é uma plataforma que facilita a organização e concentração de todo o conteúdo que você publica. Independente do ramo ou tamanho da empresa, ter um blog é um diferencial que ajuda a consolidar as estratégias de marketing digital e ampliar a sua visibilidade no mercado. Além disso, permite que o cliente que acessa a sua página explore os assuntos que achar mais interessantes, assim como as informações essenciais sobre a empresa.
Muita visibilidade com pouco investimento
O blog é um investimento de baixo custo que pode gerar ótimos resultados. Há muitas plataformas que são gratuitas (como o WordPress) e fáceis de usar, possibilitando a criação de blogs que chamem a atenção do seu público.
É muito importante manter a frequência de postagens com disciplina, por exemplo, uma vez por semana. Afinal, quanto mais você publicar, mais chances terá de alcançar clientes em potencial.
Os posts ficam permanentemente no seu blog e seu site receberá vários cliques se estiver em uma boa posição nos buscadores. Ou seja, com um bom conteúdo e sem precisar pagar por publicidade sua empresa ganha uma visibilidade maior.
Apareça no topo dos resultados das buscas
Se você já conhece as estratégias de SEO, sabe que produzir conteúdo de qualidade é indispensável para qualquer blog e contribui muito para que seu site apareça nos primeiros resultados do Google.
Os sites de busca colocam nas melhores posições os blogs que atualizam o seu conteúdo frequentemente, entre outros fatores. Conquistar uma boa colocação nas pesquisas aumenta de forma orgânica (sem precisar pagar) o tráfego para o seu site.
Credibilidade
Com um blog é possível ter mais contato com o cliente, tirar suas dúvidas, comentar sobre as novidades do mercado em que sua empresa atua, pesquisas, notícias e até publicar artigos.
Se o seu blog é de qualidade e faz sucesso, você passa a ser uma autoridade no assunto e poderá se tornar uma referência, pois os leitores que são potenciais clientes veem você como alguém que sabe o que está falando e passam a confiar mais na sua marca.
Interação com o público
O blog pode ser usado para estreitar o relacionamento da empresa com os clientes, além de conquistar novos. Através dele, é possível disponibilizar cadastros para envio de newsletters (mais uma forma de interagir com os clientes), além das interações geradas pelos posts (comentários, perguntas, feedbacks).
Além do maior relacionamento com o cliente, nos comentários você pode receber sugestões para novos posts, aprender coisas novas a através da experiência de outras pessoas, além de receber opiniões para seu blog, sua empresa e seus produtos ou serviços.
Conheça seus clientes
Um blog movimentado facilita a análise de métricas essenciais para a empresa, como: quais são os temas mais populares entre os leitores, como as pessoas chegam à sua página, de onde acessam, quais as palavras-chave mais buscadas, etc. Isso ajuda a melhorar as estratégias de marketing de conteúdo de sua marca.
Conteúdo relevante
Evite publicar em seu blog conteúdo com tom de venda/propaganda. O foco deve ser em informações que são relevantes e de interesse do seu público. Fale sobre o que o cliente quer ouvir, sem tentar convencê-lo a comprar algo de maneira explícita.
Atualize com frequência
A periodicidade é fundamental para um blog, além do conteúdo de boa qualidade. Publicar constantemente atrai mais clientes e estimulam o leitor a acessar o blog regularmente, trazendo visibilidade maior para os conteúdos atrativos e informações relevantes sobre a empresa.
Para conquistar leitores assíduos é preciso ter um padrão e regularidade de postagens, pois assim a pessoa buscará pelo blog tendo a certeza de que um conteúdo novo foi publicado.
Não deixe de interagir com os leitores!
Já que o blog é criado para aproximar a marca de seus clientes, é fundamental que as empresas respondam os leitores. Responda suas dúvidas em comentários ou em outras mensagens, afinal esse é um sinal de confiança do leitor e é uma oportunidade de estreitar esse relacionamento.
Utilize as palavras chaves corretamente
As palavras-chave são responsáveis por direcionar sua publicação para as buscas orgânicas dos sites de pesquisa, por isso, atenção. Por esse motivo, elas devem ser escolhidas com cuidado para que consigam englobar todo o assunto do texto.
Se um blog tem o objetivo de ser referência, ele deve usar palavras chave específicas de acordo com sua audiência. Além disso, o uso correto delas aumenta o SEO do blog, que contribui para a melhor colocação nos resultados dos sites de busca.
Importância de um bom visual para o blog
A leitura do blog precisa ser agradável e evitar coisas que atrapalhem e desviem a atenção do leitor. Portanto mantenha o site com um visual limpo e atrativo, um layout moderno que dê mais credibilidade e profissionalismo. Tente sempre utilizar imagens de alta qualidade.
URL fácil e clara
Um blog tem a intenção de ser acessado constantemente por seus leitores, portanto é indispensável que o endereço de site (URL) seja claro e fácil de ler, para ser lembrado pelos usuários. Não coloque muitas abreviações ou nomes longos.
Gerando “leads”
Um blog bem sucedido traz ótimos resultados para a empresa, pois consegue converter leitores em leads (pessoas que disponibilizam seus dados para adquirir conteúdo mais aprofundado), que podem se tornar clientes.
Basta o leitor fornecer informações como o e-mail, nome da empresa e cargo, que então ele receberá conteúdo para se aprofundar no assunto em questão. Geralmente, os blogs disponibilizam links ou questionários em “landing pages”.
Facilita o processo de venda
Mesmo que o cliente ainda não esteja no momento ideal de compra, ele pode ser atraído pelo seu site e continuar em contato com a sua empresa através do blog, mesmo que não tenha comprado o seu produto ou serviço.
Esse contato é importante, pois gera a confiança do cliente na empresa e quando ele finalmente for comprar, já estará com a sua marca em mente.
Jornal Jr
A Jornal Jr busca manter o conteúdo de nosso blog atualizado e com muita qualidade, sempre informando o leitor para que ele confie em nosso trabalho. O objetivo da empresa é ter credibilidade e ser referência nos serviços de gestão de mídias, cobertura de eventos e ensaios fotográficos.
Compartilhe o nosso conteúdo:
Ótimo vou Criar um!