O comportamento do consumidor engloba o conjunto abrangente de ações e hábitos dos potenciais clientes ao longo de sua jornada de compra. Essas ações são influenciadas por diversos elementos como fatores culturais, sociais, psicológicos, demográficos e pessoais.
Por envolver diversos fatores, quando falamos do comportamento do consumidor, estamos lidando com algo que está sempre em constante mudança. É essencial compreender as mudanças nesse comportamento, pois isso guia as estratégias de marketing e vendas.
Vamos listar algumas mudanças importantes que empresas precisam se atentar em 2023 e 2024:
1. Consumidores mais conscientes
Em primeiro lugar, os consumidores de hoje estão mais conscientes do impacto do consumo e da produção. Eles apoiam ativamente empresas comprometidas com a responsabilidade corporativa e que defendem causas como sustentabilidade, justiça social e direitos humanos.
De acordo com uma pesquisa conduzida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 62% dos brasileiros já boicotaram marcas ou empresas que violam direitos trabalhistas, realizam testes em animais, causam danos ambientais ou praticam qualquer forma de discriminação ou adotam posicionamentos políticos prejudiciais.
2. Uso crescente de dispositivos móveis
Atualmente, o uso de dispositivos móveis está em constante crescimento. De acordo com uma pesquisa recente da Hubspot Blog Research, atualmente 56% dos consumidores utilizam seus celulares como principal dispositivo para realizar pesquisas online. Para garantir o sucesso de sua empresa, é crucial priorizar a experiência mobile oferecida aos clientes.
É possível explorar diversas táticas de mobile marketing e formatos de conteúdo para alcançar o público-alvo. Uma boa estratégia inicial é otimizar o seu site para dispositivos móveis, garantindo que os clientes tenham uma experiência agradável e fácil de navegar.
3. Compras realizadas em redes sociais
Segundo o estudo da Hubspot, outra mudança significativa é o aumento das compras realizadas em redes sociais. Os aplicativos de mídia social, como Facebook, Instagram, YouTube e TikTok, estão se tornando plataformas populares para compras online.
É essencial oferecer uma ótima experiência aos clientes em aplicativos de redes sociais, incluindo suporte durante e após a venda. Além disso, é importante garantir uma experiência consistente em todos os canais de vendas.
Conclusões sobre o comportamento do consumidor em 2023
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