A nostalgia é algo presente na vida de todos, de uma forma ou de outra. Ela se manifesta de diversas formas, já que esse é um sentimento que se trata de uma saudade, principalmente de um período da vida das pessoas.
Essa saudade acaba sendo representada por brinquedos, desenhos e até séries antigas. O sentimento de nostalgia traz a vontade de viver como nos velhos tempos. Mas onde entra o marketing nessa história?
Você já se deparou com alguma situação que te fez lembrar de sua infância? Um produto sendo relançado, por exemplo, ou talvez vendo discos de vinil que tinham na casa de seus avós? A Disney tem feito algo nesse sentido lançando remakes de alguns de seus filmes clássicos como Rei Leão e Aladdin.
Não só a Disney, mas também outras marcas têm entendido que a nostalgia é uma ferramenta poderosa para atrair público. O marketing de nostalgia nada mais é do que uma estratégia que leva as pessoas a obterem produtos para “matarem” a saudade de algo que foi marcante no passado.
E por que esse marketing é tão efetivo? De acordo com um estudo conduzido na universidade de Southampton na Inglaterra, liderada pelo psicólogo Constantine Sedikides, há uma explicação de que os sentimentos nostálgicos ajudam as pessoas a lidarem com seus sofrimentos e até olharem para o futuro de um jeito melhor.
Por promover uma sensação agradável e espantar sentimentos ruins, quando a marca se utiliza de elementos nostálgicos, o consumidor a associa sempre a alguma coisa boa. Uma conexão emocional é criada e as pessoas buscam cada vez mais isso nas marcas: que não ofereçam apenas produtos, mas também significados.
Cases de Sucesso
Em julho de 2016, a Nintendo lançou o Pokemon GO para smartphones. Desde então quebrou recordes como o de jogo para celular mais baixado em seu primeiro mês com mais de 130 milhões de downloads, além de ser o que faturou 100 milhões de dólares de forma mais rápida, e ele ainda é um sucesso. Muito por conta de aliar uma representação da infância das pessoas que cresceram com a franquia com algo atual e moderno nos smartphones.
Nos final dos anos 90 e começo dos anos 2000, foi ao ar a série That’ 70’s Show,. A série busca trazer uma nostalgia, reviver um pouco do que foram os anos 70. Recentemente foi veiculada a notícia de que a Netflix produzirá um spin-off, ou seja uma série derivada, com o mesmo conceito, mas neste caso retratando os anos 90.
O que devo fazer na hora de aplicar o marketing de nostalgia?
O marketing nostálgico cria uma verdadeira relação com os potenciais clientes, quando é feito da maneira certa. Apenas memórias boas devem ser despertadas, por isso o conteúdo deve ser produzido com cautela e dedicação.
Algumas dicas para produzir:
Fique ligado nas fontes
Ao falar de nostalgia não faz muito sentido, por exemplo, colocar alguém que não viveu aquilo na época. Por exemplo, ao falar dos anos 80, alguém que não viveu no período.
Preste atenção na sua Persona
Nostalgia é um sentimento que depende muito do estágio da vida e da idade do público. Por isso, se atente a sua persona na hora de decidir quais memórias serão relembradas.
Foque na autenticidade
Não copie de outras empresas ou queira fazer de qualquer modo só porque é uma tendência. Se inspirar é normal, mas copiar o conteúdo de outras empresas pega muito mal.
Datas especiais
As datas comemorativas são um prato cheio para campanhas de marketing. Neste caso, afinal elas acontecem frequentemente e com isso é possível relembrar acontecimentos antigos na mesma data.
Faça uma boa pesquisa.
Apesar de muitas vezes trazerem sentimentos da época em que foram lançados, muitas coisas não envelheceram tão bem assim. Os tempos mudam, e a chance de dar uma bola fora é imensa.
Outra coisa que deve ser levada em consideração para usar a nostalgia no marketing é a idade da persona que se deseja alcançar. Cada geração tem suas particularidades, isso pode ser visto pelas diferenças entre a Geração Z e a Millennium.
A geração Z mostra ser mais cética tanto com relação à informações quanto marcas e poder. Por isso, a questão da pesquisa antes de produzir o marketing de nostalgia se torna ainda mais importante, e, além disso, é crucial tomar posicionamentos claros e coerentes.
Gostou do conteúdo? Acompanhe a Jornal Jr. para seguir antenado no mundo do marketing. Nos siga nas redes sociais e fique de olho em nosso site.
**texto escrito por Frederico Tapia e Juliana Paiva Marques
Compartilhe o nosso conteúdo:
Hi, after reading this remarkable article i am too cheerful to share my familiarity here with mates.
Hi mates, its impressive piece of writing concerning tutoringand completely explained, keep it up all the time.
Hi! I just wanted to ask if you ever have any trouble with hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing a few months of hard work due to no data backup. Do you have any solutions to protect against hackers?
Thank you for the auspicious writeup. It in fact was a amusement account it. Look advanced to far added agreeable from you! By the way, how can we communicate?
I’m gone to tell my little brother, that he should also visit this blog on regular basis to get updated from most recent gossip.
Thank you for any other great article. Where else may anyone get that kind of information in such a perfect approach of writing? I have a presentation next week, and I am at the look for such information.
I feel this is one of the such a lot significant information for me. And i’m glad reading your article. However wanna observation on few general things, The site taste is ideal, the articles is in reality excellent : D. Good activity, cheers
I blog quite often and I truly appreciate your content. This great article has really peaked my interest. I will bookmark your website and keep checking for new information about once a week. I subscribed to your RSS feed as well.