Inspire-se em cinco empresas que tiveram sucesso em suas campanhas de marketing.
Não é novidade que, no mundo comercial, o marketing pode impulsionar os negócios, ainda mais quando a empresa tem uma estratégia bem definida. Mas como fazer um marketing diferenciado que faz os olhos dos seus clientes brilharem?
Planejamento é a chave para quem visa investir no marketing, tanto digital quanto tradicional. Quando uma empresa sabe quem pretende atrair, como gerar valor e destacar seus diferenciais, fica muito mais fácil chamar a atenção de quem deseja.
Uma campanha de marketing tem o objetivo de fazer uma empresa alcançar metas estratégicas por meio da divulgação e relacionamento com o público. Essas campanhas ganham maior destaque quando, na realização, junta-se o conceito da marca e ideias inovadoras.
Quer se inspirar em empresas que sabem como fazer um marketing inovador e atrativo? A Jornal Jr. listou cinco empresas que mandaram muito bem em suas campanhas de marketing. Confira:
NIKE
Uma empresa estadunidense de calçados, roupas, e acessórios esportivos, a Nike é muito renomada e popular no seu ramo de atuação.
Sempre direcionando esforços para o marketing da marca, a Nike lança campanhas publicitárias de impacto e, na maioria das vezes, atreladas a grandes nomes do esporte.
Em março de 2021, a empresa anunciou uma campanha que relaciona a prática de esportes e a maternidade. Nomeada Mothermood, maternidade do inglês, a publicidade mostra, por meio de vinte mães atletas, dentre elas Serena Williams – jogadora de tênis – e Alex Morgan – jogadora de futebol – a força das mães e a capacidade de seus corpos.
A campanha ainda finaliza com a frase: “Você pode ser uma atleta? Se você não pode, ninguém mais pode.”
BURGER KING
Famoso por campanhas de muito sucesso na viralização, o Burger King é conhecido por mais de 95% dos brasileiros e é um dos maiores fast food do país.
O marketing da rede de fast food é forte e, certamente, serve de inspiração para empresas. A estratégia da marca é caracterizada por ser um marketing rápido e contextual, com posicionamento significativo e que une a inovação com a tradição.
Em outubro de 2020, em tempos de dia das bruxas, a empresa lançou a campanha Halloween do Burger King. A iniciativa consistia em uma promoção em que os clientes que fossem ao drive-thru montados em uma vassoura, analogia às bruxas que voam neste objeto, ganhavam um sanduíche Whopper.
A campanha foi um sucesso, em todas as unidades participantes do BK foram distribuídos cerca de 140 mil lanches, além de ser muito divulgada nas redes sociais.
STARBUCKS
O Starbucks, empresa com a maior cadeia de cafeterias do mundo, é uma marca que não tem foco de investimentos em modelos clássicos de propaganda. No entanto, a multinacional norte-americana tornou-se uma líder mundial e está entre as 25 marcas globais mais influentes do século 21.
Acima de tudo, a empresa investe intensamente no tratamento personalizado ao cliente. Por exemplo, distribuindo copos e produtos exclusivos, e no marketing de indicação (popular “boca a boca”), afinal, quem não ama compartilhar nas redes sociais o copo da Starbucks com seu nome escrito?
Os famosos copos vermelhos da empresa, muito procurados na temporada de festas, foram utilizados para uma campanha muito popular da marca. Em 2016, a Starbucks lançou o Red Cup Design Challenge: a iniciativa convidava os consumidores a criar artes autorais nos copos e compartilhar nas mídias sociais.
Além disso, o Starbucks ainda selecionou 13 vencedores. Esses tiveram seus designs utilizados nos copos durante o período festivo, criando naturalmente conteúdo gerado pelo usuário.
HEINEKEN
A Heineken, empresa com a cerveja mais vendida no Brasil, é muito popular por suas campanhas de marketing que chamam a atenção do público e se espalham pela internet.
Em 2018, a cervejaria holandesa lançou uma campanha que gerou uma imagem positiva para a marca. O anúncio reunia pessoas que apoiam diferentes pontos de vista como, por exemplo, duas pessoas com direcionamentos políticos opostos.
As pessoas anunciavam suas opiniões e, então, eram convidados a tomar uma cerveja juntos e discutir suas diferenças ou, simplesmente, sair. Com o intuito de promover o discurso e o respeito a diferentes ideais, a marca também anunciou sua hashtag #OpenYourWorld. Em questão de pouco tempo, o curta contabilizou mais de 100 mil compartilhamentos e mais de 300 mil interações no Facebook.
HAVAIANAS
A Havaianas, famosa marca brasileira de calçados, é uma empresa que trabalha muito bem suas campanhas de marketing. Como afirma o sócio e copresidente do board da AlmapBBDO, “as campanhas de Havaianas são como uma novela, elas têm uma relação com o brasileiro”.
Desde os primórdios, a empresa investe fortemente no setor. Na época, as campanhas das sandálias Havaianas eram extremamente populares e simples, mas que conversavam com o público.
Em 1972, a Havaianas lançou uma campanha que reforçava os pontos fortes dos chinelos: baratos e resistentes. A publicidade reforçava que “a legítima havaianas é o melhor lar para o seu pé” e que o chinelo da marca “não tem cheiro, não deforma e não solta as tiras”.
Além disso, a empresa aproveitou para divulgar um reposicionamento de marca. Em suma, a intenção da Havaianas era mostrar que os calçados eram para todos. A partir daí, eles começaram a usar o conhecido slogan “Todo mundo usa”.
Com tantas campanhas de grande sucesso, sua marca pode analisar as várias estratégias e, com base no seu público-alvo, se inspirar e criar iniciativas de marketing inovadoras e atrativas.
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