Por Manoel Honorato
A fotografia tem um papel relevante na nossa sociedade, ela nos ajuda a captar a realidade e isso causa um grande impacto na população, pois é através dessa tecnologia que apreendemos a realidade.
Para alguns teóricos, a fotografia seria livre de interpretações e elementos conotativos, já que ela traduziria a realidade tão perfeitamente que seria o fato, traria para o público a própria realidade. Porém, outros teóricos entendem que existem diversos elementos interpretativos que fariam da foto o produto de uma narrativa visual.
De fato, o público não percebe o processo de construção da foto, ele se atenta apenas ao conteúdo e o toma como real. Sendo assim, a imagem é um grande alicerce para a construção de narrativas, para a construção de copywriting, afinal ela compõe um dos elementos que serão utilizados para engajar o público e com o diferencial de ser algo visual.
Por que aliar storytelling à fotografia?
O storytelling, uma das ferramentas mais relevantes no mercado da comunicação, é capaz de despertar interesse pessoal, de conectar o público a sua marca e fazer com que ele navegue pelo conteúdo de uma maneira fluida e constante.
E onde entra a fotografia nisso tudo? Ah, caro leitor, a fotografia, por si só, é um storytelling visual, ela documenta o fato e carrega em si mecanismos e estratégias que darão sentido à foto escolhida, será o produto que fará parte da divulgação, do post de uma marca.
Ou seja, a fotografia é carregada de elementos escolhidos a dedo para a sua composição, desde a iluminação até os objetos que irão aparecer no ambiente criado, o que resultará em um produto estrategicamente pensado para engajar o público. A foto aliada ao texto tem a potência de aproximar o público da marca.
As fotos como tendência de mercado
Por estarmos em um mundo repleto de ferramentas que possibilitam tratar a foto das mais diversas maneiras, temos um profissionalismo cada vez maior na área. Este produto visual acaba se tornando um instrumento poderoso para as empresas que querem seguir as tendências de um mercado tão dinâmico e inovador.
Uma foto já carrega em si uma mensagem, agora uma sequência de imagens gera um impacto ainda maior, pois mostra que a empresa mantém contato constante com seu público. Como também, se isso for feito através de um storytelling, aliando foto e texto de uma maneira coerente com o branding da empresa, as chances de sucesso diante do buyer persona serão altíssimas.
Os elementos que compõem uma fotografia
Seguindo o texto Mensagem Fotográfica de Roland Barthes temos os seguintes elementos fotográficos:
- Trucagem – São as escolhas de ângulo, lente, iluminação, paleta de cores e cenário que irão compor a foto com o intuito de criar uma sensação no público-alvo.
- Pose – É o movimento capturado pela foto, a intenção que determinadas poses passam para o público, exemplo disso é a do herói tão difundida quando falamos dos arquétipos.
- Objetos – São as “personagens” que irão compor a foto, elementos que irão conversar entre si e dar complexidade à imagem.
- Fotogenia – Aqui reside a questão do equilíbrio, dos processos de embelezamento que deverão ser pensados para que a foto possa chamar a atenção do público-alvo.
- Sintaxe – O encadeamento de diversas imagens ou em sequência com o intuito de criar um contexto, uma cena em movimento construída com diversas fotos.
O que é importante notar é a possibilidade de sobreposição desses elementos no momento de se construir uma foto, ou seja, pode-se utilizar mais de um deles dependendo da estratégia adotada.
Como fazer imagens com intenção
Primeiro pense no plano estratégico adotado e quais são as expectativas criadas pela organização, assim você saberá qual será o direcionamento a ser tomado.
Depois, deve-se pensar na estrutura da foto, ou seja, qual será o recorte adotado, a equipe envolvida, os materiais que serão utilizados e toda a produção deverá estar muito bem organizada e alinhada para o photoshooting.
Com todo o processo bem traçado, a equipe poderá se aproveitar desse momento para criar conteúdos que irão além das fotos, pode-se pensar na cobertura dos bastidores, na preparação e no background, que também são extremamente valorizados no storytelling, pois são elementos que trazem uma humanização para o processo.
Agora, partiu tirar fotos, utilizar os diversos elementos fotográficos para enriquecer o material, e lembre-se que uma mensagem clara e objetiva deve ser aliada a boas tecnologias para trazer os ganhos necessários.
E as ilhas de edição serão o processo final, o refinamento de todo o trabalho fotográfico, então, pode-se perceber como todas as etapas estão interligadas e são fundamentais para que a intenção seja alcançada.
A importância do ensaio fotográfico
Se uma única fotografia já carrega em si toda uma história, a sequência de fotos também, ou seja, a partir da qualidade das fotos e de um ensaio fotográfico a empresa pode impulsionar o posicionamento no mercado com soluções visuais aliadas a soluções textuais que irão aproximar o público e tudo isso será feito através de estratégias pensadas no contexto atual de marketing digital.
Por isso a Jornal Jr. oferece soluções de fotos institucionais e editoriais que irão destacar a sua marca das demais. Entre em contato com a gente para saber mais sobre os nossos serviços.
Compartilhe o nosso conteúdo:
Woah! I’m really enjoying the template/theme of this website. It’s simple, yet effective. A lot of times it’s difficult to get that “perfect balance” between user friendliness and visual appearance. I must say you have done a fantastic job with this. Additionally, the blog loads very fast for me on Internet explorer. Exceptional Blog!
Great article! This is the type of information that are supposed to be shared around the web. Disgrace on the seek engines for now not positioning this publish upper! Come on over and discuss with my web site . Thank you =)
Thank you for some other informative blog. Where else may just I am getting that kind of info written in such a perfect approach? I have a challenge that I am simply now running on, and I have been at the glance out for such information.
It’s great that you are getting ideas from this post as well as from our argument made here.
Thanks for sharing your thoughts on %meta_keyword%. Regards
Hi, I do believe this is an excellent web site. I stumbledupon it 😉 I will return once again since I book-marked it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to help other people.
I don’t know if it’s just me or if everyone else experiencing problems with your website. It appears as if some of the text within your posts are running off the screen. Can someone else please comment and let me know if this is happening to them too? This might be a problem with my browser because I’ve had this happen before. Thank you
Awesome things here. I’m very glad to peer your article. Thank you so much and I’m looking forward to touch you. Will you please drop me a mail?