Marketing analítico talvez não seja a primeira ideia que venha na sua cabeça quando falamos de marketing em geral. Muitos associam à criatividade, inovação, e até às impressões e palpites.
Realmente, ele é tudo isso, mas se engana quem pensa que para dar certo, não precise de uma parte bem técnica e nada intuitiva na jogada: as análises de dados.
O que é o marketing analítico?
É um segmento do marketing que coleta e analisa dados para guiar os próximos passos da empresa. Através do estudo das informações qualitativas e quantitativas é possível criar uma visão estratégica e bem objetiva sobre as atuais e futuras campanhas de comunicação.
Ele orienta quais resultados foram concluídos e quais precisam ser melhorados, quais devem ser as novas ações e as que devem ficar para trás.
Quais são os benefícios de adotar o marketing analítico?
O marketing analítico é uma espécie de luz para os membros da empresa, pois ele promove uma série de coisas boas, alguns exemplos são:
- Mensuração de Rois: Ele pode avaliar como as campanhas e estratégias de marketing estão conquistando o retorno financeiro e como a empresa deve otimizar isso.
- Alinhar a equipe às estratégias e objetivos: Ao ver os resultados e interpretá-los, o time fica em uma perspectiva conjunta sobre o foco e propósito da empresa.
- Embasamento das tomadas de decisões: Com uma maior clareza sobre o que está dando certo ou não, torna- se mais fácil saber quais são as táticas e investimentos que devem estar presentes no negócio.
- Conhecer a persona e também os concorrentes: É possível pesquisar dados sobre o tipo de consumidor que mais se aproxima da sua empresa, e assim planejar a melhor forma de alcançar esse perfil. Também é possível ver quais são as atuações dos concorrentes e como se deve preparar para encará-los.
- O futuro fica mais visível: As análises revelam padrões, que lhe ajudam a descobrir novas tendências que você pode apostar, e cuidados que deve tomar.
Ferramentas que podem te ajudar
Para aplicar o marketing analítico, você vai precisar de algumas ferramentas para rastrear e coletar os dados:
- Google Analytics: muita gente conhece, ele tem diversas opções que analisam o desempenho de suas estratégias e o seu público em diferentes canais.
- Google Search Console: permite que você otimize seu site nas buscas do Google, analisando a maneira que está o seu SEO.
- Semrush: pode monitorar os seus concorrentes, essa análise competitiva pode te ajudar a entender o que está funcionando para outras marcas.
- Salesforce e a Rd Station: podem analisar o seu CRM, ou seja, a gestão do seu relacionamento com o cliente, acompanhando todas as ações até a venda.
- Google Data Studio: integra dados de diferentes canais e pode programar relatórios que irão te auxiliar na análise
Como aplicar o marketing analítico
Além de conhecer as ferramentas, você deve conhecer o processo analítico, que é: rastrear, coletar, visualizar.
Em primeiro lugar, temos o rastreamento. Para ter bons dados a serem analisados, você precisa de algumas configurações em seu site. Algumas formas de fazer isso:
- Adicionar Urls: para identificar de onde estão vindo seus usuários, a ferramenta do Google de criador de Urls faz isso.
- O acompanhamento de eventos: as ações que os usuários realizam nas páginas é muito importante, e uma configuração no Google Analytics pode monitorar isso.
- Definição de modelos de atribuição: são diferentes maneiras de atribuir os valores de uma conversão aos canais de marketing e rastrear os caminhos dos usuários. Isso pode ser configurado também no Google Analytics e no Facebook Ads.
Para a coleta e o acompanhamento dos dados você deve criar planilhas, estabelecendo um método de organização. Você pode fazer isso através do Excel ou do Planilhas Google, por exemplo. É possível segmentar bem e criar uma para cada métrica, canal e estratégia.
Algumas métricas importantes são: número de sessões, de visitantes, taxa de conversão, tráfego orgânico, tráfego e alcance das redes sociais, entre outras. Você pode cruzar e comparar esses dados criando gráficos e tabelas, e colocar em um relatório para visualizar tudo.
Agora que você tem uma melhor visualização, chegou a hora de interpretar esses dados e identificar as tendências. Para fazer isso, você precisa alinhar os seus objetivos com as informações que você coletou. O que ajuda é sistematizar detalhadamente.
Se você quer novos visitantes, recomendamos que separe pela localização, mídia e campanha. Assim, você pode acabar percebendo que estão vindo novos usuários de uma determinada cidade, por exemplo, assim você pode investir em conteúdos para essa região.
Pronto! Já teve um insight. E ao olhar para os dados alinhados com as estratégias, você pode ter vários outros.
Definitivamente, o marketing dos dados deve envolver toda a empresa, pois a tira dos caminhos dos achismos e a leva para o sucesso.
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**texto escrito por Juliana Marques**
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