A Assessoria de Imprensa é um serviço popularmente conhecido, porém, você sabe exatamente o que ela é e como ela pode alavancar o seu negócio se for aliada às inúmeras estratégias de Marketing Digital? É o que vamos explicar nesse texto!
Para prosseguir com essa discussão, é preciso definir especificamente no que consiste a Assessoria de Imprensa, um serviço executado desde 1906 que sofreu diversas mudanças até chegar no que conhecemos hoje.
De acordo com a plataforma Rock Content, a Assessoria é uma área da comunicação que busca a criação de um bom relacionamento “marca-cliente” através dos diferentes canais e veículos de comunicação que existem. Esse serviço desperta o interesse no setor empresarial quando se trata da geração de mídia espontânea, através da divulgação de marcas, produtos e eventos, ou então quando falamos de gerenciamento de crises.
Mídia espontânea, gestão de crises e a importância da Assessoria:
Como dito anteriormente, mídia espontânea e gerenciamento de crises são as “meninas dos olhos” da Assessoria de Imprensa, tendo em vista que as empresas, e até mesmo figuras públicas, buscam os profissionais do ramo para obter, principalmente, esses dois resultados. Mas, o que eles são, afinal?
A mídia espontânea se trata basicamente de comentários positivos a respeito da empresa ou da pessoa que contratou o serviço, além da divulgação de produtos ou da marca pelo consumidor de maneira voluntária. De maneira simplificada, o público é o responsável por fazer a propaganda. Essa divulgação “boca-a-boca” fortalece a imagem do negócio, trazendo reconhecimento e credibilidade para tal.
Já a gestão de crises está relacionada à maneira com que a corporação ou a pessoa que contratou o serviço será orientada para driblar alguma situação desagradável que ocorreu e se tornou pública e que possa interferir na imagem que o público consumidor tem a respeito da empresa ou figura envolvida. Ou seja, lidar com situações indesejáveis que podem ser prejudiciais caso um posicionamento correto, e até mesmo ético, não seja tomado.
Um exemplo recente de gerenciamento de crise é a nota de posicionamento do Grupo Carrefour a respeito do ocorrido com o senhor João Alberto, que morreu em uma unidade da rede de supermercados Carrefour Brasil, em Porto Alegre, em novembro de 2020.
Após a morte de João Alberto, que repercutiu a nível nacional nos grandes veículos de comunicação, o CEO do Carrefour Brasil, Noel Prioux, se posicionou de maneira ética repudiando a tragédia durante o horário nobre da Televisão Brasileira.
Os benefícios do serviço não são apenas estes, mas também a transparência do seu negócio para com os consumidores. A partir disso, fica evidente a importância de se ter uma boa Assessoria de Imprensa atuando no seu negócio, não é mesmo?
O Marketing Digital como aliado:
Antigamente, a Assessoria era executada de maneira completamente offline, onde os releases (textos jornalísticos produzidos para comunicar os veículos de comunicação a respeito de algum acontecimento na empresa assessorada) e os clippings (seleção de menções à empresa assessorada em jornais, revistas e meios de comunicação no geral) eram feitos manualmente.
Com a vinda da internet e a explosão do marketing no ramo digital, a Assessoria de Imprensa também teve que se adaptar ao modo online de viver. É extremamente necessário se adaptar às grandes redes e mídias sociais e se fazer presente nelas para alcançar o público de maneira ainda mais eficiente, aproveitando as tendências da melhor forma possível.
As marcas e figuras públicas querem, cada vez mais, marcar presença nas redes e continuarem competitivas no mercado. E é aí que o Marketing Digital se torna um parceiro da Assessoria de Imprensa.
As estratégias de marketing de conteúdo, SEO (Search Engine Optimization), inbound marketing, e-mail marketing e outras técnicas são muito bem-vindas e precisam estar sob o conhecimento do assessor.
Na hora de divulgar uma marca, produto ou comunicado oficial nas redes sociais e mídias digitais no geral podemos apelar para os recursos visuais, como imagens com templates trabalhados, infográficos e vídeos bem produzidos. Tudo isso chama a atenção do público e deve ser usado com sabedoria.
Quando se trata do seu negócio, estar atento à todas as menções dele na internet é essencial. Isso porque os consumidores têm cada vez mais espaço para divulgar suas experiências como clientes, sejam elas positivas ou não. Qualquer deslize pode prejudicar a reputação de uma empresa ou pessoa, por isso, um bom time de Assessoria é importante.
Na era digital da informação, quando se trata de Assessoria de Imprensa é preciso ir além do texto, do release e do clipping tradicional para que o conteúdo seja cada vez mais atrativo para os consumidores e divulgadores, revelando também que sua marca é transparente, confiável e reconhecida!
Depois dessas dicas e com um bom planejamento, temos certeza de que você estará preparado para montar ótimo time de Assessoria de Imprensa e alavancar seus negócios, tendo excelentes resultados!
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