Não há uma pessoa que desgoste de um bom feriado e, para o consumidor, datas comemorativas como Natal, Páscoa, Ano novo e Carnaval são sinônimos para momentos de lazer e descanso.
Essas datas também criam a oportunidade perfeita para lojas e marcas prepararem produtos e promoções para atrair cada vez mais clientes e aumentar seu faturamento.
Assim, com o passar dos anos, essas datas foram adotadas no calendário de marketing de grandes empresas, rentabilizando os temas e significados que cada celebração oferece.
Se aproveitar comercialmente de datas comemorativas não é uma estratégia recente, muito pelo contrário, é algo que o mercado varejista faz há anos.
Mas, o recente advento da internet, a consolidação do e-commerce e o crescimento do marketing digital fez com que as marcas tivessem mais oportunidades e alcance para engajar o público e implementar essas datas comemorativas.
Sendo capazes, até mesmo, de criar alguns eventos comemorativos internacionais, a exemplo da Black Friday que se aproxima em novembro.
Portanto, conhecer as datas, seus significados, histórico e impactos para o público é essencial na hora de montar o calendário de marketing da sua marca e extrair ao máximo as oportunidades de venda e engajamento que elas trazem para a empresa.
O marketing e as datas comemorativas
Alguns comerciantes tendem a encarar feriados com pouco otimismo, já que, dependendo do segmento, as vendas, o movimento e a procura tendem a cair.
Contudo, o Brasil é um país com o calendário repleto por essas datas comemorativas e saber aproveitá-las para fugir desse padrão de decadência tornou-se uma habilidade mais do que necessária para o marketing das empresas.
É uma questão de saber aproveitar! Neste ano de 2020, por exemplo, o e-commerce teve uma alta de 41% no dia dos pais com relação ao ano passado, segundo dados da Ebit Nielsen.
Por isso, oferecer descontos para casais no dia dos namorados, relacionar a compra de uma mesa tamanho família com a importância de unir os parentes no natal ou até mesmo decorar a loja no mês da festa junina são pequenos detalhes que se tornaram parte da tradição comercial que ajuda a atrair os clientes.
Pois relacionar sua marca com o tema daquela comemoração envolve ainda mais o consumidor que gosta de comemorá-la e o aproxima da empresa, dando mais confiança para ele avançar dentro do funil de vendas até chegar no ato da compra.
Como utilizar as datas comemorativas ao seu favor?
O aumento na venda de alguns produtos em determinadas datas comemorativas é um fenômeno internacional que beneficia diversos empreendedores que sabem aproveitá-las.
Nos Estados Unidos, por exemplo, um feriado comemorado recentemente foi o Halloween, um dos mais tradicionais para o povo norte americano e, em 2010, foi capaz de superar a Páscoa e o Dia dos Namorados como a data que mais vende chocolate.
No entanto, mesmo que a data comemorativa não seja voltada a vender ou se a sua marca e produto não se encaixa no perfil da celebração nem se beneficia dela, uma empresa ainda pode adaptar o seu marketing ao tema.
Seja fazendo uma arte no estilo e cores da comemoração ou relembrando um aspecto da empresa que se conecta com o momento, tudo isso ajudará a engajar o cliente e prepará-lo para uma futura oportunidade de compra.
É deste modo que o marketing foi e ainda é capaz de rentabilizar as datas comemorativas e aumentar o lucro e engajamento das empresas.
Via de mão dupla
Por mais que o marketing tenha a capacidade de converter uma data comemorativa em oportunidade de venda, essa não é a única coisa de que ele é capaz; o inverso também é válido.
Várias datas comemorativas nasceram e ganharam relevância na sociedade graças a vontade dos varejistas em expandir as vendas e atrair mais clientes.
Assim, alinhados ao marketing, vários eventos tornaram-se parte do cotidiano de vários países.
BLACK FRIDAY
Todo ano, no final de novembro, um grande evento nascido da necessidade de venda e compra das lojas e seus consumidores acontece: a Black Friday
Não há um consenso de quando essa data passou a existir, mas sabe-se que começou nos Estados Unidos e acontece após o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving) americano. Nesta data, as empresas procuram oferecer as melhores promoções em alguns produtos ou, até mesmo, na loja inteira.
O fenômeno chegou no Brasil em 2014 e, desde então, tem se enraizado na cultura brasileira e gerado grandes expectativas, tanto dos vendedores quanto nos consumidores.
O sucesso da Black Friday é tão grande que, segundo uma pesquisa da Clear Sale em parceria com a Busca Descontos, em 2015 a data alcançou um faturamento de R$ 1,5 bilhão.
Esse é um dos maiores e mais conhecidos exemplos de uma data comemorativa criada pelo marketing.
CYBER MONDAY
Esse evento acontece na segunda feira após a Black Friday. Ele é voltado para a queima de estoque e é mais aproveitado por empresas de eletrônicos.
Contudo, nada impede que marcas de outros segmentos adotem essa data. É também uma ótima oportunidade para começar a atrair os clientes para anteciparem as compras de Natal.
DIA DOS NAMORADOS NO BRASIL
Não, isso não é um erro de digitação, o dia dos namorados brasileiro pode ser considerado uma data comemorativa criada pela publicidade.
Pois, diferente dos outros países que comemoram o Dia de São Valentim em 14 de fevereiro, aqui comemora-se em 12 de junho, um dia antes da festa de Santo Antônio.
O motivo dessa diferença entre as datas deve-se ao publicitário João Agripino da Costa Dória, pai do político João Dória. Pois, quando assumiu em 1948 a filial de São Paulo da empresa da família, ele precisou encontrar uma maneira de aumentar as vendas durante o mês de junho.
Então, ao observar os lucros aumentarem no Dia das Mães, ele encontrou uma solução: trazer o Dia dos Namorados para 12 de junho. Assim, nenhum mês do ano passaria sem uma data comemorativa e a celebração do amor no Brasil se diferenciou do resto do mundo.
Marcas que souberam aproveitar as datas comemorativas para vender
Para finalizar, não é possível contar com apenas as datas comemorativas para atrair a atenção do cliente. É preciso ser criativo na hora de criar o marketing da sua marca. Por isso, aqui vai alguns cases de sucesso para se inspirar:
DRIVE THRU… VASSOURA?
Isso mesmo que você leu! No dia 31 de outubro de 2020 não foi necessário dirigir um carro para passar no drive thru do Burger King e ganhar um Whooper de graça, bastava montar sua melhor vassoura e alçar voo.
Em comemoração ao Halloween, a empresa de fast food ofereceu um lanche de graça para cada pessoa que fosse a uma unidade da marca montada em uma vassoura e o fenômeno viralizou. Quer mais engajamento e criatividade que isso?
A CARTA
Já é tradição todo ano na época do Natal a Coca Cola fazer um comercial comemorando a data. Quem não lembra dos adoráveis e simpáticos ursos polares que compartilham uma garrafa de refrigerante todo ano na ceia?
Bom, 2020 é o ano em que se completa 100 anos dessa tradição da marca. Portanto, ela decidiu celebrar com mais uma de suas tocantes produções.
Intitulada “The Letter” (ou A Carta, em português), o vídeo mostra as provações que um pai enfrenta para entregar a carta de sua filha ao Papai Noel.
PREVISÃO DO CORAÇÃO
Agora, um case direto do outro lado do mundo. Nele, une-se a fofa tradição de trocar chocolates no Dia dos Namorados com uma música cativante e um vídeo em anime.
A música “Kokoro Yohou” (ou “Previsão do Coração“) foi feita pelo cantor, compositor e produtor japonês Eve e faz parte da campanha publicitária do chocolate Ghana. Além da música cativante, o vídeo também conta com uma animação deslumbrante feita pelo estúdio Enishiya.
A campanha intitulada Pink Valentine conta a história de três garotas escolhendo os chocolates que darão de presente aos garotos de quem gostam. Confira o comercial pelo link.
UMA FLOR PARA OUTRA FLOR
Em 2015, a Renner trouxe um comercial de Dia das Mães que celebra a maternidade e todos os pequenos atos de amor que a compõem.
No vídeo, uma criança faz de tudo para proteger uma pequena flor até poder entregá-la a sua mãe. A Paim Comunicação foi a responsável por esse comercial.
As datas comemorativas influenciam muito a campanha de marketing das marcas, mas também são afetadas por elas. Encontrar um equilíbrio entre essas duas forças e aprender a tirar proveito dos eventos anuais pode gerar uma grande força que irá impulsionar sua marca.
Mas lembre-se: com ou sem um dia de comemoração, é sempre necessário um bom planejamento e estrutura do seu marketing para gerar um grande retorno.
No mais, datas comemorativas são, não só uma oportunidade de gerar lucros, mas também de liberar a criatividade e construir a personalidade de sua empresa.
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