Se você conhece um pouco sobre marketing digital, certamente já viu a sigla SEO em algum lugar. Mas, você sabe o que ela significa? Nesse artigo, vamos te explicar o que é SEO e, também, as maravilhas que essa técnica pode trazer para o marketing do seu negócio.
Primeiramente, é importante ressaltar que a SEO está intimamente ligada aos mecanismos de busca da internet. Usuários de sites de busca não costumam avançar da primeira página do buscador quando pesquisam por algo.
Normalmente, suas expectativas são alcançadas nos primeiros resultados da procura. Além disso, todos os dias são produzidos diversos novos conteúdos, aumentando a concorrência com as publicações que você produz.
Por isso, as estratégias de SEO são tão importantes. Com um bom planejamento, o seu post chegará ao topo dos resultados de pesquisa, tornando a sua página na web conhecida e aumentando o número de possíveis clientes.
O QUE É A SEO?
SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de procedimentos que são realizados para que sua publicação seja facilmente encontrada como o conteúdo mais relevante após uma busca no Google.
Diferentemente do SEM (Search Engine Marketing), as técnicas de SEO não são são pagas. Elas têm como objetivo o alcance orgânico do conteúdo, sem a necessidade de investimentos em anúncios.
PORQUE SEO É IMPORTANTE?
Como já foi dito anteriormente, quando se é bem aplicado, a SEO gera o aumento do tráfego de acessos na página. Porém, essa não é a única vantagem que as técnicas de otimização de mecanismos de busca podem trazer para o seu negócio.
A SEO te permite concorrer, de uma maneira mais igualitária, com empresas grandes que oferecem o mesmo serviço, já que não demanda alto investimento. Enquanto negócios de grande porte conquistam as visitas em seu site por meio de anúncios, uma boa “Search Engine Optimization” pode aumentar o alcance da sua página sem gastos com propagandas.
Além disso, ser ranqueado entre um dos primeiros resultados do Google, de forma orgânica (não paga), mostra que os algoritmos do Google compreendem que aquele conteúdo é útil, e isso aumenta a credibilidade do site e a autoridade da sua empresa.
Técnicas bem aplicadas também ajudam a melhorar o desempenho da página. A rapidez do site, interligada à credibilidade que ele tem, atraem possíveis clientes, melhorando, assim, a taxa de conversão de lead para cliente.
COMO FUNCIONA?
Os sites de buscas facilitam o encontro de informações contidas na internet e as dispõe da melhor maneira para o usuário que fez uma pesquisa. Esses buscadores classificam as páginas da internet de acordo com o tema, por meio de algoritmos que determinam a relevância de cada uma delas.
O Google, por exemplo, possui 3 etapas para conseguir entregar o melhor resultado ao usuário. Em primeiro lugar, o Google rastreia e identifica as novas páginas na web. Depois, ele analisa todas as novas páginas e alterações e as organiza em um índice por conteúdo, data de publicação, título e outras categorias importantes. Por fim, a busca é feita e os resultados são obtidos a partir do índice criado no processo anterior.
COMO FAZER COM QUE O MEU CONTEÚDO FIQUE BEM POSICIONADO?
Os buscadores não revelam quais fatores mais importam na hora de ranquear um conteúdo, porém, sabe-se que mais de 200 requisitos são levados em consideração na hora de disponibilizar os resultados de uma pesquisa.
Todos são importantes, entretanto, alguns são mais priorizados do que outros e, por serem muitos, aqui vai uma lista dos principais aspectos que você deve priorizar na hora de produzir um conteúdo.
- Qualidade do conteúdo
- Palavras-chave
- Responsividade
- Alterações na página
- Links externos
1. Qualidade do conteúdo
Não é novidade que produzir um conteúdo relevante e de qualidade é muito importante para um bom resultado no ranqueamento. Por isso, busque criar publicações que tragam informações úteis e que atendam as expectativas do usuário.
Copiar um conteúdo bem ranqueado trará resultados opostos ao esperado. O Google identifica o plágio e dispõe a página muito abaixo das outras que desenvolvem conteúdos próprios. Além disso, com a cópia, não é possível mostrar a autoridade da sua página sobre o assunto. Sem a confiança do seu público, dificilmente haverá conversões de possíveis leads para clientes.
Também é válido lembrar que o algoritmo do Google tem preferência por conteúdos maiores e mais longos, pois ele entende que textos assim trazem mais informações úteis e são menos superficiais.
2. Palavras-chave
Palavras-chave são as palavras que precisam coincidir entre a pesquisa de um usuário e o principal tópico do seu conteúdo. Uma boa escolha de palavras-chave levarão o internauta facilmente à sua publicação.
Para definir essas palavras, deve-se levar em consideração que palavras genéricas trazem mais respostas para a pesquisa, o que aumenta a concorrência. Palavras ou frases mais específicas, que detalham um pouco mais o assunto abordado, afunilam os resultados e aumentam a chance da sua página subir no ranqueamento. Lembre-se também de adicioná-las ao título e entre as 100 primeiras palavras do texto!
3. Responsividade
O formato do site também é levado em conta pelo Google. Um design que se adapte a todos os tamanhos de tela que é exibido tem um ranqueamento mais em alto em relação a outros que não possuem essa característica.
Isso porque uma grande parte da navegação na internet é feita via telefones móveis e o Google acredita que é importante entregar o melhor conteúdo ao usuário, independente do dispositivo que ele esteja usando.
4. Alterações nas páginas
As chamadas “On Page” são mudanças na sua página que permitem que “robôs” entendam o conteúdo da página e, por isso, são vistas com bons olhos pelo Google.
Obter a autoridade no domínio é algo a ser pensado e reproduzido. Além dos itens já citados, os buscadores consideram importante o tempo de existência do site e também os conteúdos de relevância que ele já produziu. Por isso, coloque a sua página no ar o quanto antes e assegure a implementação de uma boa técnica de SEO no site inteiro.
Além disso, como já foi dito, a boa experiência do usuário é muito relevante. Por isso, sites que levem mais de 2 segundos para carregar, em condições normais de internet, podem ser penalizados. A performance do site deve ser pensada na hora da elaboração do mesmo.
Por fim, o Googlebot entende os textos por meio da sua estrutura. Uma boa organização melhora o entendimento do algoritmo e, também, a experiência do usuário. Desenvolva textos com cabeçalho, corpo de texto, rodapé, títulos e intertítulos.
5. Links externos
A quantidade de links em outras páginas que direcionam o usuário ao seu site pesa muito na hora do ranqueamento. Os algoritmos entendem que seu site é reconhecido e que tem autoridade sobre o conteúdo.
Linkar outras páginas no seu texto também é importante. É fundamental que sejam escolhidos sites “influenciadores” no assunto tratado. Assim, o Googlebot entende que as informações da publicação são confiáveis.
Mas, citar de forma aleatória apenas para aumentar o ranqueamento não adianta. Deve-se atentar para a inserção de informações relevantes para o assunto tratado na publicação.
QUAIS FERRAMENTAS USAR?
O uso de ferramentas é muito útil para a agilizar a implementação das técnicas nos posts da sua página. Executar essas tarefas de forma manual pode custar tempo que poderia ser usado para outras prioridade.
O “Google Search Console” em conjunto com o “Google Analytics” são ferramentas grátis que podem ser muito úteis para a sua página. Como o próprio nome diz, o “Analytics” analisa o comportamento dos visitantes do seu site. Já o “Search Console” te mostra como a sua página é visualizada pelos algoritmos do Google.
Entre as funções, o “Search Console” te mostra as dificuldades dos “robôs” do Google em entender o conteúdo relevante da página, o tráfego de pesquisa que leva os usuários a clicarem ou não na sua página, problemas de segurança no site, entre outros.
Já o “SEMrush” é uma ferramenta paga que também vale a pena. Ela analisa a sua concorrência, traz diversas informações sobre as palavras-chave úteis para o seu site, monitora o posicionamento no ranking do Google, produz relatórios e outras coisas mais.
O “RD Station Marketing” avalia o uso da SEO no site e entrega um relatório com uma nota, os problemas encontrados na página e como resolvê-los. Além de acompanhar a procura de palavras-chave relacionadas ao seu negócio.
Por fim, o “Yoast SEO” é muito usado em domínios do “WordPress”. O plug-in tem uma versão gratuita muito completa que permite a configuração de templates, otimização de informações, criação de sitemaps, entre outras funções.
COMO APLICAR TODAS ESSAS TÉCNICAS?
Agora que você já tem todas as informações, é necessário aplicá-las na sua página na web. Comece analisando o seu site, a arquitetura dos posts, e tudo o que foi anteriormente falado.
Depois, cadastre seu site em uma das ferramentas citadas. Cadastrá-lo no “Google Seach Console” te ajuda a monitorar as pesquisas e se manter nelas, além de ajudar o desempenho do site nos resultados de busca.
O “Google Meu Negócio” ajuda os leads, ou potenciais clientes, a acessarem maiores informações da sua empresa. Segundo o próprio Google, “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”.
Na hora de desenvolver um conteúdo, é importante pensar para quem esse assunto é voltado. Por isso, definir a persona do seu negócio e entender as suas necessidades norteia a produção de publicações.
Por fim, otimize os conteúdos já publicados e produza novos de acordo com as estratégias de SEO.
Entendeu porque é fundamental aplicar as técnicas de SEO para melhorar a visibilidade da sua página? Assim, seu site será mais reconhecimento e consequentemente, irá atrair possíveis clientes.
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Produção de Letícia Izabel Araújo Linhares, Assessora da Jornal Jr.
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