A história da fotografia tem fatos curiosíssimos e você, que curte essa arte incrível, com certeza também vai curtir essa listinha. Então acompanha aí e conta pra gente nos comentários qual deles você não sabia ou achou mais interessante!
Dia Mundial da Fotografia
O dia mundial da fotografia é comemorado no dia 19 de agosto desde 1839, quando a invenção do daguerreótipo foi reconhecida. Esse aparelho de nome esquisito foi criado por Louis Daguerre e foi o primeiro equipamento fotográfico disponibilizado comercialmente para a utilização pelo público.
Agora tá preparado pra uma aulinha rápida de química? O daguerreótipo funcionava a partir da sensibilização de uma placa de prata com vapor de iodo, fazendo surgir iodeto de prata sobre a plataforma. Depois disso, uma câmara escura promovia a exposição da placa à luz e, após uns 25 minutos, os cristais de iodeto de prata se transformavam em prata metálica, formando uma imagem que seria revelada com vapor de mercúrio.
Complicado, né? Já pensou ter que fazer tudo isso pra tirar uma foto hoje em dia? Mas foi graças a esse primeiro recurso que aparelhos cada vez mais sofisticados foram tomando forma e ajudando na popularização da fotografia, essa arte que a gente ama tanto e não vive sem!
No Brasil, o Dia Nacional da Fotografia ou Dia do Fotógrafo é comemorado em 8 de janeiro.
Primeira câmera digital do mundo
Fonte: iPhoto Channel
A primeira câmera digital do mundo foi desenvolvida em 1975 por Steven Sasson, um engenheiro da Kodak extremamente importante para a história da fotografia. Com apenas 25 anos de idade, o inventor criou um dispositivo de carga acoplada (CCD) ao elaborar uma câmera sem partes móveis que pesava 8kg.
Olha só como ela era bonitinha, apesar de parecer um pouco inviável pra tirar aquela foto discreta do(a) crush no busão e mandar pro Spotted Unesp Bauru…
Primeira fotografia da história
Agora que conhecemos a primeira câmera digital da história, vamos conhecer a primeira fotografia!
Esse borrão meio indecifrável e cheio de pontinhos brancos é a chamada “Point de Vue Du Gras”. A vista da janela do sótão da casa de campo de Niépce, o inventor francês responsável pelo registro, deu origem à primeira foto da história em 1826.
A técnica utilizada para a obtenção dessa imagem foi a Heliografia, ou seja, gravura com luz solar com baixa velocidade de captação. Dizem que a foto acima demorou 8 horas pra ser tirada!
Se as bochechas já doem ao sorrirmos por alguns segundos para as fotos de família, já pensou 8 horas?
Primeira foto colorida
A primeira foto colorida foi produzida em 1861 pelo físico James Maxwell e seu assistente Thomas Sutton. Pra começar, ele tirou três fotos iguais do mesmo objeto com as técnicas de fotografia em preto e branco que ele já conhecia, mas cada uma através de um filtro diferente: vermelho, verde e azul. Então, utilizou lâmpadas das mesmas cores para projetar os resultados numa tela, dando origem à primeira fotografia colorida.
A história da fotografia é cheia de enigmas e dados incertos. Nesse caso, o que você acha que James e Sutton estavam tentando fotografar? Uma borboleta ou uma peteca?
A fotografia nos dias atuais
Atualmente, não preciso nem dizer que a fotografia se popularizou de uma maneira absurda. A facilidade proporcionada pela tecnologia das câmeras digitais e celulares fez com que pudéssemos tirar fotos a qualquer momento e de qualquer coisa. As fotografias, no entanto, poucas vezes saem dos meios eletrônicos para o papel.
Já pensou o quanto de rolo de filme seria gasto para revelar todas as fotos postadas nas redes sociais?
Segundo o Blog TudoExtra, seriam necessários 6.944.444 rolos de filme de 36 poses para revelar somente as 250 milhões de fotos postadas diariamente no Facebook!
Pois é! Não dá pra imaginar um mundo sem foto atualmente. Por isso, a nossa eterna admiração pela evolução constante da fotografia. “Escrever com luz“, ou melhor, registrar momentos é uma arte cuja história é repleta de curiosidades que a tornam ainda mais apaixonante. E aí? Quantas fotos você já tirou hoje?
Excelente artigo, com fotos muito interessantes. Adorei!