Jornalista especializada em estratégias de conteúdo digital trará como tema de sua palestra o crescimento do uso das redes sociais no jornalismo
Por Giovana Gomes
Hoje em dia, mudanças nas práticas jornalísticas estão sendo cada vez mais notadas e estudadas no ambiente da comunicação. A partir da informação eletrônica e interativa, a produção de conteúdo e a maneira como as notícias são obtidas, criadas e compartilhadas passam por uma revolução. O modo de fazer jornalismo foi adaptado com o surgimento das redes sociais digitais, plataformas que permitem a publicação, divulgação e interação de conteúdos na internet.
Portanto, as empresas de comunicação precisam estar onde o seu público está, criando uma relação mais íntima com os leitores. Agora, o consumidor da informação passou a ter um papel de destaque, tanto em questões sobre o feedback que está sendo apresentado, quanto na própria produção desse conteúdo. O jornalista precisa ter a consciência de que as mídias sociais não são somente canais expositivos mas, além de tudo, participativos.
E como tudo isso implica na mudança da rotina do jornalista? Quais são as habilidades que eles devem desenvolver para acompanhar o rumo da profissão? Desde à publicação de conteúdo, interação com a audiência, monitoração, networking, obtenção e até a verificação de informações, é um mundo de descobertas e novas experiências para esse profissional.
Essas e várias outras questões serão retratadas na palestra da jornalista Ana Freitas, que já possui 10 anos de trabalho no mercado editorial, principalmente digital. Ela acredita que a tecnologia e a cultural digital são as maneiras mais eficientes e empolgantes de empoderar produtores de conteúdo, jornalistas, veículos e a sociedade como um todo.
Ana Freitas possui experiências híbridas que misturam produção de reportagens, conteúdo jornalístico para redes sociais e branded content (quando o próprio conteúdo é promovido de alguma forma pela marca). Com passagens e colaborações em importantes nomes da mídia brasileira, como Estadão, Folha, Superinteressante, Galileu, VICE, Nexo, VIP, entre outros, ela também abordará curiosidades e coisas legais de se fazer jornalismo em meios digitais e para redes sociais, explicar diferenças e dificuldades com o jornalismo “convencional” e apresentas dicas de boas práticas para encontrar informações, tendências e formar redes de contatos.
Sua palestra abrirá a noite do evento Compartilhe 2017, das 19h às 21h. O Compartilhe 2017 acontecerá na Unesp de Bauru, sendo um dia de palestras sobre mídias digitais em convergência com os cursos de comunicação. Para mais informações, acesse a página do evento no Facebook.