O Natal é a data mais democrática para o comércio, pois não importa o estado civil do consumidor, a idade nem a profissão: quase todo mundo compra presentes. Além disso, o recebimento do 13º salário colabora para que o período entre 15 de novembro e 24 de dezembro seja campeão de vendas. Por isso, é necessário que sua marca elabore um planejamento estratégico para se destacar entre os concorrentes e fechar o ano no verde. Mais uma vez, o marketing digital para o natal pode ser a ferramenta perfeita para te ajudar nessa tarefa.
Por que investir em marketing digital no Natal?
As vendas online representam uma parcela significativa do comércio de fim de ano. De acordo com a Ebit, empresa que mede a reputação de lojas virtuais, em 2018 o comércio virtual faturou R$ 9,9 bilhões no período do Natal – o que representou um crescimento de 13,5% em comparação com o mesmo período de 2017. Isso significa que, durante o período de festas, as pessoas se dedicam mais ao comércio virtual. Cabe a você criar estratégias para atrair esses clientes para o seu site.
Se a sua empresa não tem uma loja virtual, o marketing digital deve ser bem utilizado para aumentar a presença de sua marca nas redes sociais e, assim, atraí-los para sua loja física. Para isso, você vai precisar de conteúdos que geram engajamento e valor aos usuários do Facebook e Instagram. Confira dicas detalhadas de como fazer isso durante o Natal e o Ano Novo:
1. Faça um planejamento
Não faça como muitos clientes que deixam as compras de Natal para a última hora, planeje as ações de sua marca com antecedência. O ideal é elaborar um calendário de postagens para o blog, Facebook e Instagram, que tenha início antes de dezembro, para atrair e engajar a sua audiência.
2. Identidade natalina
As mídias sociais são uma parte fundamental na relação entre sua empresa e os consumidores. Por isso, aposte em conteúdo e design temático de Natal e Ano Novo nas redes sociais para mostrar aos usuários que sua marca está inserida no mesmo contexto que eles.
Na hora de pensar em conteúdo para as redes, tenha em mente que o Natal é o momento que muitas pessoas se reúnem em família e param para refletir. Aposte em campanhas que emocionam e você conversará com grande parte dos consumidores.
3. Ofertas de Natal
Como a concorrência durante o período de festas tende a ser maior, faça ofertas especiais de fim de ano e anuncie em suas redes sociais. Oferecer frete grátis, descontos e opções especiais de parcelamento também são dicas interessantes.
O ideal é que essas ofertas sejam personalizadas. Isto é, a marca deve reunir informações sobre seus leads (potenciais consumidores) e enviar ofertas e produtos que os interessam particularmente, baseadas no perfil de cada um deles. A isto damos o nome de e-mail marketing.
Para se aprofundar sobre e-mail marketing e saber mais na prática:
4. Sugestões de presentes
Diferentemente do Dia das Crianças, Dia dos Pais ou Dia dos Namorados, o Natal é uma data muito mais ampla: qualquer pessoa pode ser um potencial consumidor e um potencial candidato a receber um presente.
Basta ser criativo e desenvolver maneiras de oferecer seus produtos ou serviços ao público como se fossem presentes que eles gostariam de comprar e de receber. Pense em uma forma de relacionar o que sua marca vende à data comemorativa, isso atrai um maior número de clientes. Por exemplo: “os melhores looks para o Ano Novo” ou “o que dar de presente no amigo oculto”.
5. Realize sorteios ou concursos
A realização de sorteios ou concursos é uma ótima estratégia para gerar mais leads para o seu negócio. E já que no período natalino os consumidores procuram ativamente por muitos presentes, você deve aproveitar essa oportunidade para atrair o máximo de pessoas possível até seu perfil ou site.
Quantas marcas você já conheceu graças a um amigo que te marcou em comentário de sorteio do Instagram? E quem nunca compartilhou uma publicação de sorteio no Facebook? Ao promover sorteios e concursos, você está incentivando o público a divulgar sua marca em troca de algo que tenha valor para ele: um produto ou serviço grátis.
6. Invista em mídia paga
Como a concorrência é maior no período de festas, é preciso buscar maneiras de colocar sua marca à frente de outras empresas. Se você não costuma investir em mídia paga, esse é o momento propício. Anúncios segmentados por público destacam sua marca e alcançam um resultado mais satisfatório.
Muitas pessoas pesquisam as compras natalinas nas redes sociais, por isso, impulsionar seu post especial de Natal no Facebook não é má ideia. O impulsionamento de publicações nas redes sociais possibilita que seu conteúdo chegue a seu público alvo com mais facilidade, já que você determina a idade, gênero e localidade que quer alcançar. No fim das contas, mídias pagas geram mais leads que anúncios comuns.
7. Faça e-mail marketing
Já falamos no item 3 que enviar ofertas personalizadas para o e-mail de seus potenciais clientes é uma forma de fazer e-mail marketing. Mas o que é isso, afinal?
Basicamente, o e-mail marketing é uma estratégia do marketing digital que se baseia no disparo de e-mails para um determinado público, seja ele proveniente de uma base de contatos de clientes ou leads gerados por meio de outras estratégias.
Quando usado de forma adequada, o e-mail marketing pode ser uma poderosa ferramenta para atrair os consumidores e converter boas vendas durante o período de fim de ano. É possível criar conteúdos segmentados e específicos para cada perfil de clientes da sua lista, estimulando compras antecipadas, enviando promoções especiais ou até mesmo mostrando novos produtos e serviços.
Utilizar as redes sociais e e-mail marketing são algumas das formas de se aproximar dos consumidores e deixá-los atualizados sobre o que está acontecendo com a sua marca durante o Natal e o Ano Novo.
Nesse fim de ano, deixe que cuidemos da imagem da sua marca nas redes sociais. A Jornal Jr. pode te oferecer o melhor em gestão de mídias e outras estratégias de marketing digital para o natal e para qualquer outra festividade, data ou evento de seu interesse. Solicite já um orçamento!
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