Usar hashtags tornou-se algo muito comum após o surgimento do Twitter e nos últimos anos a tendência se espalhou para as demais redes sociais, como Instagram e Facebook. Essas “etiquetas” são usadas para identificar e facilitar com que as postagens sejam encontradas rapidamente, pois conseguem separar assuntos em tópicos dentro de cada rede.
Com a grande frequência e importância de utilizar essa ferramenta nos meios digitais, uma pergunta paira na mente daqueles que buscam maior visibilidade nas redes sociais: “como utilizar as hashtags para alavancar meus negócios?”.
O que é uma Hashtag?
Em linhas gerais, a hashtag é uma etiqueta composta por uma palavra-chave que vem acompanhada pelo símbolo “#“, por exemplo: #JornalJr. Dessa forma, se você possui um empreendimento pode compartilhar postagens nas redes sociais utilizando hashtags com o nome da empresa (ou algo referente ao conteúdo), para que as pessoas interessadas no assunto possam te encontrar.
Cada rede social tem sua especificidade com as hashtags, embora todas tenham um mesmo objetivo: classificar o conteúdo de postagens que as pessoas compartilham na internet.
O Twitter, por exemplo, classifica o conteúdo em categorias que podem aparecer nos Trending Topics (assuntos do momento). No Facebook e no Instagram, elas ajudam na criação de comunidades, reúne o conteúdo tornando mais fácil do público encontrá-lo, etc.
O uso de hashtags pode ser uma ferramenta muito poderosa para que descubram sua empresa, para atrair novos seguidores e também aumentar o engajamento, mas deve ser utilizada com cuidado.
#FICA A DICA
As hashtags devem ser pensadas como funis, portanto quanto mais específicas maior o grau de sua eficiência. Em nossa agência, por exemplo, utilizar “#Jornal” é muito genérico, já a hashtag #JornalJr direciona para o fim do funil, nos dando mais chances de sermos encontrados pelo público.
É muito importante considerar a relevância das palavras-chaves, descobrir hashtags que tenham mais afinidade com a sua empresa, pois dessa forma seu conteúdo será divulgado no feed espontaneamente. Para isso, você pode contar com a ajuda de alguns aplicativos, como o Hashtagify.me e o Top Hashtags.
A popularidade da hashtag que você irá utilizar para promover sua empresa é essencial. Preste bastante atenção aos assuntos mais comentados no momento. No Instagram, é possível encontrar essas informações na Guia Explorar, e um outro app que também pode ajudar é o Trends Map.
Depois de definir os seus objetivos e interesses é hora de ver se as hashtags que você pensou são boas opções. Fique atento(a):
- A etiqueta precisa ser curta, simples e fácil de memorizar.
- Quantas hashtags pretende utilizar em seu texto? Lembre-se, o menos pode ser mais.
- Use com cautela para não ser classificado como spam.
- Máximo de 10# por post, variando de acordo com o assunto.
- Utilize #fixas x #específicas (de conteúdo)
Lembre-se de sempre ficar de olho e analisar quais hashtags estão gerando bons resultados e quais devem ser aperfeiçoadas!
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