Desmistificando a maternidade durante a graduação
Hoje é Dia das Mães, dia em que comemoramos a vida e a maternidade.
Nessa data tão especial, a Jornal Jr fez um ensaio fotográfico de extrema importância que demonstra que ser mãe além de envolver amor, cuidado e carinho, envolve também muita entrega, tempo e dedicação.
Se tornar mãe durante a universidade é um grande desafio e ainda é visto como tabu. A ideia desse ensaio é desmistificar a gravidez na graduação, contando histórias reais.
O apoio é essencial
O apoio do companheiro, família e universidade é extremamente importante nesse momento, Letícia Nogueira, 24 anos, descobriu que estava grávida quando estava cursando a graduação e teve todo o apoio da família, do parceiro e da universidade. “Não quis sair de licença e tive todo apoio do pessoal da Unesp para ter horários flexíveis, entregar atividades em prazos diferentes e apoio do CCI (Centro de Convivência Infantil), que foi fundamental para que eu conseguisse terminar a graduação e depois o mestrado.”
Barbara Mello, 24 anos, formada em Biologia (Bacharelado), atualmente estudante de Biologia (Licenciatura) conta: “O Theo veio na minha primeira graduação, no meu quarto ano da faculdade de Biologia e foi uma loucura. Eu só consegui concluir a faculdade porque tive apoio dos meus pais e do meu companheiro.”
A maternidade envolve mudanças
Além de mudanças internas, a maternidade também traz consigo uma série de mudanças na vida pessoal e profissional.
Segundo Barbara: “Tudo muda. Família, casa, você mesma.”
Para futuras mães
Para mulheres que vão passar pela experiência de serem mães universitárias, Barbara aconselha:
“Coragem. E entender que tudo passa. O mantra da maternidade que o grupo de mães de apoio que participo sempre fala: ‘Passa, vai passar’ (…) É possível, sempre dá certo.”
Engravidar durante a universidade não é fácil, tem obstáculos, pois é difícil conciliar a rotina de estudos com um bebê a caminho, mas essas mães mostram como é sim possível ser mãe, estudante e mulher sem perder a sua essência.
A Jornal Jr deseja um Feliz Dia das Mães para todas as mamães!
Fotos por: Joyce Moraes e Ana Marsiglia
Edição de fotos: Anne Hernandes
Texto: Anne Hernandes e Joyce Moraes
Compartilhe o nosso conteúdo:
Parabéns Jornal Jr pela matéria, a universidade é de todas, mas tem que ser guerreiras nesses casos. Fui mãe no primeiro ano do curso e hoje sou professora. Um grande abraço a todos
Obrigada Tamara! Parabéns a você também por sua trajetória como mãe, estudante e professora.
Parabéns, conheço Leticia e sei de seu interesse em continuar sempre estudando muito. Garota esforçada, mãe dedicada e tenho certeza que nos estudos é ótima ❤️
Que legal Sonia! A Leticia é realmente uma pessoa extremamente esforçada e dedicada tanto na maternidade quanto no estudo 🙂