Aplicativos organizacionais são ferramentas indispensáveis que facilitam a rotina empresarial. Pensando nisso, a Jornal Jr elaborou uma pequena lista com alguns aplicativos que ajudarão a organizar ou controlar o fluxo de produção interna do seu empreendimento.
O Trello é um aplicativo de organização de projetos muito versátil. Ele pode servir para organizar as tarefas do trabalho, planos de viagens, estudos, etc. É um aplicativo muito visual e que se molda aos interesses de cada usuário.
Neste aplicativo, os times (empresas) podem criar diversos quadros para cada equipe contendo informes importantes, anexos de arquivos, links, imagens, metas, calendário, listas, entre outros. O Trello está disponível na App store e Google Play, e oferece instruções básicas para quem quer utilizá-lo.
O Slack é um ótimo aplicativo de mensagens e é muito útil para a comunicação entre as equipes de uma empresa. Pode ser um repositório de arquivos, pois com ele é possível fazer backup de documentos importantes para a empresa e acessá-los com facilidade.
No app, são criadas salas de bate-papo com múltiplos canais, com assuntos distintos e para diferentes grupos. Em cada canal, os empreendedores podem trocar mensagens de texto, documentos, links, e compartilhar fotos ou vídeos.
Além disso, o aplicativo interage com redes sociais, serviços de armazenamento em nuvem, entre outros. O Slack pode ser usado pelo computador, por dispositivos iOS, Android e uma versão beta para Windows Phone.
Prezi é uma ferramenta de apresentação semelhante ao PowerPoint, mas que funciona de maneira diferente e mais dinâmica que os slides comuns, utilizando conceitos do mapa mental.
O app é grátis (basta se cadastrar no site do Prezi para poder criar suas apresentações), muito personalizável e suporta conteúdos como: texto, ilustrações, fotografias, gráficos e vídeos.
O dinamismo do Prezi torna a apresentação mais interessante visualmente, prende a atenção das pessoas e traz maior engajamento para as reuniões. A apresentação fica disponível online no próprio site, facilitando o compartilhamento e exibição, mas o arquivo também pode ser baixado para ser reproduzido offline.
O Google Drive é uma plataforma em que você pode armazenar online arquivos importantes e acessá-los sempre que necessário. O aplicativo possui integração com outros serviços da Google, proporcionando a sincronização de informações, é gratuito e disponibiliza 15 GB de armazenamento em nuvem.
Além de armazenar fotos, vídeos, áudios e arquivos diversos, no Drive também é possível criar documentos de texto, planilhas, apresentações de slides, formulários do Google, etc. Com a opção de compartilhamento, os arquivos podem ser visualizados e editados simultaneamente por várias pessoas.
O Zoom é uma plataforma de áudio e videoconferência que possibilita reuniões entre várias pessoas, através de mensagens de texto, áudio, vídeos e apresentações. Você pode acessar a sala de reunião através de um link.
O aplicativo disponibiliza reuniões com vídeo em HD e áudio de alta qualidade, pode ter até 500 participantes e compartilhamento de tela e outros recursos de colaboração.
O OneDrive é outro aplicativo de armazenamento em nuvem que facilita o acesso aos arquivos, tanto pelo smartphone, tablet ou computador. Sua versão gratuita tem 5 GB de armazenamento e a versão premium 1TB (1000 GB).
Além de guardar seus documentos, fotos, vídeos, PDFs, ele também oferece a opção de criar e editar textos, bloco de anotações do OneNote, planilhas do Excel e apresentações de PowerPoint.
A Jornal Jr utiliza a maioria desses aplicativos organizacionais para otimizar a rotina da nossa empresa. Eles são muito úteis e facilitam nossa comunicação interna e o acesso a documentos relevantes.
Aplicativos organizacionais: conheça apps essenciais para sua empresa
Artigo anteriorSuicídio: o diálogo que precisamos ter nos dias de hojePróximo artigo Como aplicar o marketing de conteúdo no LinkedIn