As principais características de um empreendedor são: sempre estar em busca de oportunidades, ser persistente, ter objetivos, ter o costume de fazer planejamento e monitorar ações e ter compromisso com o suas responsabilidades. Porém, mesmo tendo características parecidas, os adeptos do empreendedorismo podem se divergir para diferentes tipos de negócio.
O empreendedorismo pessoal, por exemplo, tende a encarar a vida como um grande projeto. O seu objetivo é ser capaz de realizar suas necessidades pessoais, alcançando a felicidade e o sucesso. De acordo com David McClelland, psicólogo norte-americano de Harvard, o indivíduo empreendedor possui em sua estrutura a necessidade de realização. Por isso, o ser humano ao conquistar seus objetivos com seu próprio esforço, ele se encontra mais perto de alcançar a felicidade.
Já o empreendedorismo corporativo é mais voltado para negócios que já existem, otimizando o negócio e visando resultados. Ele está sempre em busca da inovação e de aprimorar as tecnologias do empreendimento.
O empreendedorismo start-up é aquele que estimula a criação de novos negócios e empresas. Mesmo sendo uma vertente incerta, de acordo com o aprimoramento e desenvolvimento do negócio, a start up pode trazer lucro em seus resultados.
De acordo com a Endeavor, organização global sem fins lucrativos, o empreendedorismo social, por sua vez, busca resolver problemas sociais por meio da venda de produtos ou serviços. A devolutiva para a sociedade é a principal engrenagem desse tipo de negócio.
E o onde se encaixam as empresas juniores?
Essas têm como objetivo fazer com que os universitários adquiram experiência, criando novas habilidades e gerando contato com o mercado de trabalho. Além disso, ela visa devolver para os micro e médios empreendedores o investimento que se é feito na universidade através dos impostos.
A Jornal Jr. se enquadra nesse tipo de empreendedorismo, visando desenvolver seus membros fora do ambiente da sala de aula e realizando serviços de qualidade, cobrando 30% abaixo do valor do mercado.
Entenda os 4 principais tipos de empreendedorismo
Artigo anteriorBio na Rua aborda sobre a Biologia de modo educativo e socialPróximo artigo Precisamos falar sobre o cinema brasileiro