Você sabe o que é SEO?
O Search Engine Optimization (SEO) é uma ferramenta de otimização que auxilia o seu site/blog a alcançar melhores resultados em mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo!, entre outros. Esses buscadores possuem ranqueamentos, ou seja, uma hierarquia de sites que aparecem na primeira página.
Esse ranqueamento é determinado por diversos fatores, entre eles: a credibilidade do site, a qualidade do conteúdo, se a empresa paga para aparecer entre os primeiros resultados (links patrocinados), etc. Diferente desses anúncios pagos, o SEO é uma maneira orgânica (grátis) de potencializar o alcance do seu conteúdo, ou seja, de obter mais cliques.
Ao aplicar as estratégias do SEO, quando seu público alvo pesquisa uma palavra (ou uma expressão) que faça parte do repertório publicado em seu site, aumentam as chances desse conteúdo aparecer na primeira página de resultados do Google, por exemplo.
Estar entre esses primeiros resultados é um diferencial enorme para qualquer tipo de empreendimento, já que isso aumenta a visibilidade das empresas na internet e consequentemente o número de consumidores de seus produtos e serviços.
Produzir conteúdo digital relevante para o público alvo e utilizar o SEO de forma certa ampliam os números de visitas em seu site de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar para aparecer em anúncios.
A Jornal Jr utiliza essa estratégia e recomenda o Yoast SEO, um plugin para WordPress considerado por muitos um dos mais completos e que ajuda de forma eficiente a melhorar os textos para que fiquem bem posicionados nos sites de pesquisa, chamando a atenção de mais pessoas para o seu blog.
Como o SEO funciona?
Ao criar um post utilizando o Yoast SEO, algumas normas importantes devem ser seguidas, como a escolha de uma boa palavra-chave (Focus Keyword), que resuma o assunto do texto e apareça o maior número de vezes possível.
Outras práticas do SEO para melhorar o alcance do texto incluem o uso correto da keyword no título, subtítulo, meta-descrição, slug (URL da página), a presença de hiperlinks internos e externos, imagens, etc.
Recentemente, foi publicado no nosso blog JJr+ um texto sobre o Dia Internacional Contra a Homofobia e a keyword escolhida foi justamente a palavra “homofobia”, por ser o tema principal do texto e para facilitar com que esse post tenha maior alcance e bom ranqueamento nos buscadores.
Análise do SEO
O Yoast SEO apresenta um painel de análise do texto, indicando em um semáforo os problemas (vermelho), o que pode ser melhorado (amarelo) e o que está correto (verde). Dessa forma, a ferramenta classifica a situação dos posts e se eles serão bem ranqueados.
Abaixo estão dois exemplos: o primeiro de um texto em situação verde e o segundo em situação vermelha.
Análise 1: Mesmo apresentando problemas, esse exemplo encontra-se na situação verde, portanto tem mais chances de apresentar bons resultados.
Análise 2: Esse exemplo ainda precisa de muitas melhorias para que obtenha bons resultados.
É muito importante aplicar estratégias de marketing de conteúdo digital como esta, pois a internet é atualmente um dos principais meios de comunicação e influencia diretamente o mercado consumidor. Ter um bom desempenho online e reconhecimento do público faz toda a diferença para o crescimento das empresas.