
Por Raquel Mezavila Xavier
A Inteligência Artificial (IA) está ganhando espaço cada vez mais em diversas áreas. Seja como uma ferramenta para otimizar o tempo, utilização profissional ou pessoal e até mesmo em memes. Nem mesmo o marketing fugiu.
A IA vem sendo usada cada vez mais pelas equipes publicitárias das empresas. Mas como utilizá-la no marketing? Existem diversas formas, como análise de dados e público, engajamento, previsão de comportamento, automação de tarefas e atendimento ao cliente também.
Já nos conteúdos, as ferramentas disponíveis da IA auxiliam na criação de imagens e vídeos, tornando processos de criação rápidos e mais personalizados. Na era dos vídeos rápidos e na explosão de informações das redes, a internet se torna um lugar competitivo buscando a atenção do público – as queridinhas visualizações.
Hoje, nós vamos falar um pouco sobre dois ângulos desse assunto que é tão atual e está ficando cada vez mais complexo.
A IA ESTÁ SUBSTITUINDO AS PESSOAS?
A Inteligência Artificial é uma ferramenta que deve ser usada para facilitar um trabalho e otimizar o tempo, para que as equipes possam dedicar mais tempo no processo criativo e de planejamento.
A IA é capaz de fazer inúmeras demandas, como construir gráficos de análise de público, questão essencial para definir o seu público alvo e como atingi-lo. Após isso, consultar o engajamento e a análise desses resultados também pode ser feito por ela, e é essencial para o crescimento da empresa e o foco da campanha.
Os e-mails personalizados e outras formas de atendimento ao público, como mensagens automáticas nas redes sociais, é outra facilitação do serviço que é oferecida pela ferramenta.
Porém, existem algumas marcas que utilizam da IA para criar campanhas inteiras, substituindo até mesmo as pessoas reais por pessoas geradas artificialmente, tornando o conteúdo genérico. Essa estratégia distância o público da marca, pois é necessário identificação entre ambas as partes para uma proximidade e maior engajamento.
Dessa forma, saber dosar o uso é essencial e permite que o conteúdo fique criativo e único, chamando a atenção dos internautas e possibilitando conexão. O trabalho do ser humano é insubstituível pois detém o lado humano, das conexões.
ESTRATÉGIAS PARA ALCANÇAR O PÚBLICO

Existem estratégias interessantes para citar, uma delas é o oversized marketing, em que se usa a IA de maneira muito criativa para chamar a atenção do público (temos um post falando sobre ele no nosso Instagram, corre lá para ver).
Outra estratégia muito interessante que capturou a atenção das pessoas foi a propaganda do Burger King criada por IA baseada nos memes que estavam em alta, na qual situações hiper realistas eram retratadas com falas de tom humorístico.
Entrando na brincadeira, a propaganda criada pela AlmapBBDO para o BK, retrata sua própria personagem gerada por IA, a senhora IAra. No vídeo viralizado da campanha, a IAra é flagrada tentando conter um incêndio no Burger King pois “ouviu dizer que o BK está pegando fogo”, fazendo referência a promoção de sanduíches que estava acontecendo.
Propagandas como essa reforçam a conexão com o público porque são inovadoras, uma marca participar de uma trend viralizada de maneira inteligente gera engajamento e mostra jovialidade e modernidade por estar atualizada na mídia de várias formas.
Portanto, as ferramentas utilizadas da IA são importantes e devem ser utilizadas, pois facilitam e ajudam o nosso trabalho de diversas maneiras. Porém, o uso consciente e a garantia que a experiência do cliente seja sensível e humana, garante conexões e interações reais entre público e marca. O marketing digital está sendo revolucionado, não só pela automação dos processos como a personalização do conteúdo, mas também os desafios com essas novas tecnologias demandam equilíbrio e ética.
Compartilhe o nosso conteúdo: