Por Pablo Marques
Teixeira esclarece a função do Assessor de Imprensa |
As áreas da comunicação trabalham integradas. Cada campo não deve ocupar o espaço do outro, mas todos precisam se conhecer. Quem faz essa ligação é a assessoria de imprensa, que ainda não possui uma identidade muito definida. A oficina “Assessoria de Imprensa criativa“, com o professor Marcio Texeira da UFF (Universidade Federal Fluminense) esclareceu qual é a real função dos jornalistas nessa vertente da comunicação.
Até a década de 80, a assessoria era vista como uma barreira entre o repórter e a fonte. Hoje, as empressas vêem essa função como algo fundamental. Uma matéria jornalística costuma ser mais valorizada se tiver a voz do assessor. Também são de responsabilidade desses profissionais as mídias espontâneas (twitter, por exemplo) entrevistas e notas exclusivas, que favorecem a imagem do cliente. .“Os assessores têm que ser fonte permanente, ágil e transparente” afirma Texeira. Ele ressalta que o assessor é o principal canal de relacionamento entre uma empresa e os meios de comunicação.
A relação com jornalistas costuma ser dfícil. Precisa ser fundada na paciência para que cada um entenda as necessidades do outro. É comum matérias de muita relevância ocultarem o release do assessor, então é importante estudar a situação mais favorável para o orgão da imprensa e para o assessorado para que nenhum dos lados seja prejudicado.Os interesses do cliente sempre deve ser considerados para a fazer uma estratégia eficiente de divulgação da imagem e que transmita confiança ao leitor.
Compartilhe o nosso conteúdo: