Por Lígia Ferreira
Professores se comunicam durante a discussão sobre o tema da mesa-redonda |
De forma muito descontraída e utilizando uma linguagem bem clara, os professores de comunicação João de Abreu, Luiz Ferrareto, Ari José e Márcio Guerra realizaram na tarde desta quinta-feira, dia 03, no Intercom 2010, uma mesa redonda sobre rádio e futebol.
Ele deixou claro que a narração radiofônica não é uma mera reprodução da partida de futebol. A partir de expressões e bordões, o locutor constrói um novo jogo e uma nova realidade, tornando, assim, o jogo mais interessante para quem está ouvindo.
Ari José destacou o papel fundamental que o rádio possui na construção da paixão nacional pelo futebol. “Na verdade, eu acredito que o futebol não teria se tornado no que é hoje, se não fosse o papel do rádio na sua construção”, afirma.
O professor Márcio Guerra finalizou dizendo acreditar que o rádio soube aproveitar o crescimento da internet. As redes sociais estão sendo utilizadas pelos narradores e comentaristas. Eles conseguiram aproximar o rádio das novas tecnologias, criando assim, algo novo para o locutor e expectador. “Através do twitter, os ouvintes conseguem se comunicar com o narrador e o comentarista durante o jogo”, constatou Guerra.
Compartilhe o nosso conteúdo: