Filmes temáticos, receitas tradicionais, presentes e festas. Sim, estamos falando do Natal e de como essa época do ano se relaciona com o Marketing!
Historicamente, a data carrega diversas interpretações e crenças, sendo comemorada de diversas formas. Embora seja conhecido, essencialmente, pelo nascimento de Jesus, o Natal também é destacado pela figura do bom velhinho vestido de vermelho em seu trenó puxado por renas, que presenteia as crianças comportadas.
Contudo, mesmo possuindo diferentes crenças e simbologias, um fator comum une todas essas variações: a troca de presentes entre amigos e familiares. Seja nas
tradicionais brincadeiras como “amigo secreto”, ou nos brinquedos para as crianças que escreveram uma carta ao Papai Noel, a busca por presentes aumenta exponencialmente no comércio e estar preparado para isso é um diferencial e tanto.
Neste ano, as protagonistas são as compras feitas pela internet, devido à rápida chegada dos produtos, aliada aos benefícios de conseguir comprar na comodidade de casa. Por isso, se você trabalha com e-commerce, fique bem atento a esse período de festas e alavanque seu negócio com as estratégias corretas.
Aproveite a modalidade digital
Contar com uma loja virtual é um ótimo recurso para atrair a atenção de clientes em potencial. Isso porque, a facilidade proporcionada por esse formato instiga que os compradores ao menos consultem as opções disponíveis no e-commerce antes de se deslocarem para um estabelecimento presencial. Assim, garantir que o cliente supra suas necessidades antes de buscar preferências presenciais é uma ótima tática para ampliar as vendas.
Mas, no caso de empresas locais, ainda existem alternativas. Por exemplo, campanhas por WhatsApp, campanhas de chamada e campanhas de visita à loja estão entre elas.
Deixe sua loja no clima de natal
Não adianta, gorros, bonecos de neve, renas e pinheiros são a marca registrada no imaginário coletivo da população, as próprias cores e nuances derivadas do vermelho e do verde já nos remetem ao natal.
Diante disso, é importante repaginar o visual do seu comércio digital, ainda que possua uma identidade visual com cores diferentes. Contar com a assimilação das tonalidades e elementos típicos da época é uma ação imprescindível para esse período do ano.
Além disso, reformular o site com uma categoria específica para a festividade também é uma ótima maneira de chamar a atenção, visto que o cliente terá um espaço totalmente direcionado para aquilo que procura: presentes de natal.
Não esqueça do e-mail marketing
O e-mail marketing tem uma força poderosa, mas muitas vezes é deixado de lado. O ideal é que cerca de um mês antes você defina sua estratégia para essa época do ano tão importante. Nisso, podendo personalizar ofertas, principalmente com produtos que seu público já demonstrou um interesse anterior.
No período mais próximo ao natal, as pessoas se mostram mais receptivas em relação à divulgação de descontos e promoções. Com isso, o e-mail se torna uma ferramenta que tem um grande potencial para impulsionar suas vendas. Além disso, pela natureza da plataforma, é muito mais fácil segmentar seu público.
Aumente sua presença nas redes sociais
O papel das redes sociais no cotidiano das pessoas é imenso. E elas são cruciais para as ações em datas comemorativas, por isso é essencial utilizá-las para divulgar suas campanhas natalinas.
No Facebook e Instagram, por exemplo, é possível criar um carrossel de imagens dos produtos. Além de criar um carrossel também pode ser colocado um link para que o usuário vá direto para a página de compra.
No entanto, nem todos os seguidores vão comprar os produtos na época da campanha. Mas, a presença nas redes sociais também serve para se comunicar e se relacionar com o seu público.
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**texto escrito por Felipe Nunes e Frederico Tapia
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