Já imaginou que campanhas de marketing podem atrair mais alunos para as escolas e evitar a evasão dos estudantes que já as frequentam? Neste artigo, contamos um pouco mais sobre a importância do marketing na educação.
Com o avanço da vacinação no segundo semestre de 2021, muitas instituições de ensino começaram a planejar a retomada das aulas presenciais. Porém, mesmo com os números da pandemia em ligeira queda, muitos pais se mostraram preocupados em deixar os seus filhos voltarem para as escolas.
Isso acabou ocasionando um movimento no âmbito do marketing educacional para que não houvesse uma grande evasão por parte dos estudantes.
As escolas, como qualquer outro tipo de empreendimento, têm o seu público alvo, o chamado nicho. E, para alcançar esse público, é necessário realizar campanhas atrativas que convertam jovens em possíveis estudantes, garantindo a estabilidade financeira da instituição. Entretanto, isso acaba não sendo tão evidente aos olhos do grande público, o que não quer dizer que seja uma estratégia de extrema importância.
Na maioria das escolas, seus líderes são formados na área da educação e por conta disso, acabam não tendo domínio das estratégias que coordenam a relação entre uma companhia e seus clientes, realizando essa tarefa de forma amadora.
Principalmente nas escolas privadas, é preciso que a pessoa responsável pela administração da empresa, promova a sua escola da maneira correta, mostrando os seus diferenciais, sua identidade, os preços das mensalidades e bolsas de estudo e sua área de cobertura.
Com a existência de vários concorrentes que trabalham com o mesmo público-alvo, muitas vezes no mesmo bairro, enaltecer as qualidades e, principalmente, suas individualidades, transformam a maneira de conseguir novos alunos. Os investimentos em tecnologia da educação, bem como em tendências do mercado, ajudam a promover a escola para a comunidade, deixando-a em constante evidência.
Marketing e educação nas universidades
Outro importante evento que se aproxima com a chegada do segundo semestre são os vestibulares. Como de costume, eles acontecem a partir do mês de novembro e movimentam uma grande massa de jovens que estão em busca da sonhada vaga em uma faculdade.
E assim como as instituições de nível fundamental e médio, as de nível superior também se utilizam muito do marketing para transmitir seus valores, ter uma boa comunicação com a comunidade e, principalmente, atrair novos estudantes.
Muitas universidades fazem uso de diversos meios de comunicação para promover seus cursos e preços. Uma estratégia que pode ser feita por meio da divulgação com propagandas, folders, panfletos e até mesmo no site da escola ou nas redes sociais, corroborando a captação de alunos durante a campanha de matrículas.
Assim, se o marketing educacional for bem executado, além de captar novos clientes, a propaganda de qualidade reforça os laços com os antigos. Isso faz com que a evasão diminua e a satisfação em estar em uma instituição de ensino de qualidade aumente.
Isso fortalece cada vez mais a marca da instituição no mercado. Portanto, não existe nada de imoral em investir em marketing na educação. Muito pelo contrário, com boas estratégias, há bons resultados!
Gostou de saber como o marketing é utilizado na educação ? Acompanhe a Jornal Júnior para ficar sempre antenado nas novidades sobre Marketing e como ele funciona!
Por: João Pedro Vaz, Jornal Jr – UNESP Bauru.
Compartilhe o nosso conteúdo: