Por Sérgio de Toledo*
Atenção! O texto que você está prestes a ler é um legítimo Marketing de Conteúdo para blogs e websites.
Se você não entendeu, não tem problema. É só continuar até o final deste texto para conhecer o Marketing de Conteúdo — uma das estratégias de captação de clientes mais utilizadas pelas grandes corporações para converter leads em vendas. Mas não para por aí.
Aqui você também vai aprender sobre qual é a importância de aplicar este método em seus canais de comunicação (dando uma atenção especial para o Blog) e — é claro — também iremos te mostrar como empregar o Marketing de Conteúdo com eficiência no website da sua marca.
Definição de marketing de conteúdo
Não é nenhum exagero dizer que o Marketing é um universo à parte. Quem já propôs se aventurar nesta área do conhecimento sabe que quanto mais você se aprofunda, mais se depara com termos e expressões complicadas e, por vezes, até em outro idioma.
Alguns exemplos são Marketing Digital, E-Mail Marketing, Search Engine Optimization (SEO), dentre tantas outras — e, a propósito, a Jornal Jr tem um artigo específico para cada um destes temas, caso você queira fortalecer os seus estudos sobre Comunicação e Marketing.
O Marketing de Conteúdo é um desses conceitos. Em uma descrição mais técnica, pode-se dizer que o Marketing de Conteúdo nada mais é do que a estratégia de prospecção passiva que leva informação de valor até o seu lead para gerar simpatia com a marca.
Ficou complicado? Definindo assim fica mesmo. Mas uma exemplificação prática pode mostrar que a ideia é mais simples do que parece.
Imagine uma empresa fictícia que vende xampus e condicionadores — e esta marca tem um Blog onde faz publicações periodicamente.
Dentro deste blog, executando estratégias de Marketing de Conteúdo, a empresa publica um artigo cujo título é “Oito dicas para eliminar as pontas duplas e quebradiças”.
A intenção desse artigo não é fazer uma promoção deliberada da marca, dizendo “Compre os nossos xampus e condicionadores para acabar de vez com as pontas duplas e quebradiças!” em letras garrafais. O objetivo, nesse caso, é prestar um serviço de utilidade pública ao cliente que frequenta o website.
Afinal de contas, depois de sentir que aquela marca de produtos para cabelo o ajudou em um problema de seu dia a dia, passa a existir uma possibilidade significativa de que o lead captado retribua o “favor” para a empresa, consumindo os seus produtos em um futuro próximo.
É por esta razão que dizemos que o Marketing de Conteúdo é o Marketing que vende sem vender.
Infelizmente, diversos empresários tradicionais resistem quando descobrem que, às vezes, se deve parar de falar sobre produtos e serviços para se concentrar nas preocupações e demandas do público. E a ideia do Marketing de Conteúdo gira justamente em torno disso.
Em nosso exemplo, embora o post de utilidade pública esteja no blog da marca para quem quiser ler, o cliente, ao ter o seu problema particular solucionado, sente que aquele texto foi escrito sob medida para ele — enfatizando o tal do serviço personalizado do qual tanto se fala nos dias atuais.
OK. E o que isso tem a ver com o meu website?
A resposta é muito simples: tem tudo a ver!
Como ocorreu em nosso exercício imaginativo, a marca de xampus e condicionadores impacta os seus clientes por intermédio de seu Blog. O caminho é o seguinte: o cliente em potencial se sente socorrido pela empresa, guarda um sentimento de carinho por ela até que precisa trocar de condicionador. E o nome da nossa marca, decerto, é o primeiro que virá à cabeça.
O Blog é um terreno fértil para cultivar o Marketing de Conteúdo porque conta com um trunfo em relação às redes sociais: é um espaço somente seu.
Ou seja, no Facebook, é como se você fosse o locatário de uma casa que pertence a um terceiro — o proprietário (neste caso, o proprietário se chamaria Mark Zuckerberg). No Blog, por sua vez, a residência estaria registrada em seu nome — ou seja, o proprietário seria você.
Contudo, é fundamental destacar: o fato de investir no Marketing de Conteúdo de seu Blog não quer dizer que você deve jogar para escanteio todas as demais redes sociais. O ideal é que todas as suas esferas de comunicação atuem em convergência midiática.
A expressão, a princípio, pode soar como complexa. Entretanto, nada mais significa do que aderir à estratégias que levam o seu Facebook a promover o seu Instagram que, por sua vez, impulsiona o LinkedIn, que encaminha até o seu website e que, por fim, retorna até o Facebook, em um ciclo circular que se retroalimenta.
E como aplicar o marketing de conteúdo no meu blog com eficiência?
É claro que depois de aprender tantos conceitos teóricos sobre o Marketing Digital você vai querer colocar a mão na massa. E é pensando nisso que a equipe da Jornal Jr separou três dicas que vão te ajudar muito na hora de prospectar clientes com o Marketing de Conteúdo.
Seja sutil
Assim como ninguém gosta de entrar em uma loja de roupas e ser perseguido por um funcionário ansioso por vender, um internauta também se sente desconfortável ao acessar um blog e se deparar com uma pop-up enorme saltando na tela.
A tática de Marketing mais amena, que busca atrair o seu cliente através de conteúdo relevante, tem nome: Inbound Marketing — também chamado de Marketing de Atração. E para convencer um cliente em potencial sem ser exageradamente agressivo vale tudo. Vídeos no IGTV, podcasts, newsletters, whitepapers e até onde mais a sua criatividade levar.
Na hora de aplicar o Marketing de Conteúdo em seu website é essencial que não se faça uma abordagem apelativa. Simplesmente escrever parágrafos e mais parágrafos dizendo “COMPRE!”, “SOMOS OS MELHORES!”, “ADQUIRA IMEDIATAMENTE” não faz com que ninguém fique com vontade de consumir os seus produtos. Pelo contrário: gera repulsa e aborrecimento no cliente, que pode parar de ler o seu texto de utilidade antes da metade.
Lembre-se sempre: ao trabalhar com o Marketing de Conteúdo, o seu propósito primeiro não é vender. O objetivo é resolver um problema do lead. A conversão em cliente e as vendas vêm naturalmente, “por tabela“.
Conteúdo neles!
Escrever sobre um assunto é uma oportunidade única de demonstrar que você, de fato, domina o tema.
Lembra da empresa fictícia de xampus? Ao solucionar o problema dos seus clientes com pontas duplas e quebradiças, a marca mostra, na prática, que realmente sabe do que fala. Gera credibilidade e passa a ideia de segurança.
Confiança e credibilidade são as duas palavras-chave para que um cliente escolha por uma determinada marca em detrimento de outra. A vasta maioria de nós, consumidores, decide com base nestes dois critérios.
De olho no planejamento
É uma falha relativamente comum entre quem faz Marketing de Conteúdo deixar para depois um planejamento organizado e bem estruturado. Inclusive, a Jornal Jr também tem um texto que fala sobre a importância do planejamento estratégico para o sucesso de sua empresa.
O planejamento versa sobre tudo aquilo que vem antes. Antes de ir com os dedos no teclado para escrever sobre um assunto, é indispensável que você se faça algumas perguntas — e, sobretudo, que encontre as respostas para elas.
Quem eu quero atingir? Qual é o retorno que eu quero ter? Quais métricas eu vou utilizar para avaliar o meu desempenho? É crucial que estas e outras perguntas sejam respondidas antes de aplicar uma estratégia de Marketing.
Portanto, é imprescindível que se formule um planejamento estratégico profissional antes de colocar o Marketing de Conteúdo em prática. Adotar a estratégia sem planejar antes é como dar um tiro no escuro, minimizando totalmente os seus resultados.
Custo-benefício
Todas as estratégias de Marketing, seja digital ou tradicional, possuem um custo de produção. No caso do Marketing de Conteúdo, ele possui um baixo custo e alto retorno.
Ou seja, o Marketing de Conteúdo é uma das estratégias de prospecção mais empregadas entre as empresas por conta de seu altíssimo custo-benefício. Afinal de contas, são algumas dezenas de reais para impulsionar um post no Facebook, por exemplo, enquanto um Marketing de Conteúdo bem construído pode obter os mesmos resultados por um custo muito menor — inclusive, em muitas vezes, sendo adotado com custo zero.
Se você chegou até aqui, com certeza já percebeu: este artigo é, em verdade, um Marketing de Conteúdo da Jornal Jr sobre Marketing de Conteúdo.
E você sabia que a Jornal Jr também pode te ajudar a estruturar estratégias de Marketing digital para sua empresa em 2021? Para elaborar uma estratégia de captação de clientes forte e eficaz, entre em contato com a nossa equipe!
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