Vários fatores auxiliam na construção e no fortalecimento de uma marca. Nesse sentido, os meios de comunicação agem como catalisadores para a reputação de uma empresa ser consolidada. Isso acontece citando a empresa numa matéria, ou divulgando-a num anúncio publicitário.
O que os veículos fazem é nada mais do que estabelecer a comunicação entre as empresas e o público, gerar confiança e autoridade e, assim, posicionar a marca no mercado.
Porém, para ter uma noção de como os meios de comunicação realmente são influentes na imagem de alguém, vamos de um exemplo prático bem famoso, mas que talvez você nunca percebeu dessa forma: como o Profeta Diário age durante a saga Harry Potter!
Os meios de comunicação na reputação de Harry Potter
No livro Harry Potter e a Ordem da Fênix é quando o jornal bruxo ganha mais destaque. Isso pois o grande Lorde das Trevas retorna e o Ministério da Magia usa sua influência na imprensa para desacreditar quem sustentasse essa história.
E conseguiu: em pouco tempo, Potter e Dumbledore já haviam virado piada na sociedade bruxa por tentar convencer a população do retorno de Você-Sabe-Quem. Ademais, não foram precisas grandes reportagens para isso, apenas citações irônicas e recorrentes aqui e ali já bastaram para destruir reputação dos bruxos.
Entretanto, com um pensamento estratégico, Hermione Granger encontrou a solução: usar outro veículo para divulgar a verdadeira história. E foi assim que a garota propôs a pauta para a revista O Pasquim e arrumou uma entrevista com Harry e a repórter Rita Skeeter.
Veículos de comunicação usados a seu favor
Desse modo, a amiga do protagonista agiu como uma verdadeira assessora e conseguiu vender um release que divulgasse o lado deles da história. Eles perceberam ali que não bastava estarem falando a verdade; eles precisavam de credibilidade.
Assim, tendo contato com o ponto de vista deles, a sociedade começou a repensar o assunto e os bruxos passaram a ter confiança em Harry, Dumbledore e no que eles falavam. Com isso, a gente percebe que ter um veículo que represente aquilo que você acredita e transmitir isso ao público te humaniza e promove transparência. Esses são pilares para a confiança.
Tal processo, pelo qual passaram os personagens de J. K. Rolling, é comum na vida de muitas empresas que passam por crises e precisam de ajuda para reerguer a sua imagem.
Sendo assim, a assessoria de imprensa é o trabalho que lida com essas questões e proporciona o fortalecimento de marca. Sendo útil tanto para gestão de crises, quanto para quem quer mais visibilidade para a sua empresa.
Compartilhe o nosso conteúdo:
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you. https://www.binance.com/cs/register?ref=V3MG69RO