Devido às medidas de isolamento social recomendadas em todo o mundo como forma de combate à pandemia do novo coronavírus, empresas e profissionais vêm incorporando novos recursos digitais em suas rotinas, como a realização de um eventos online.
Com tantas mudanças, é preciso adaptar as estratégias de sua empresa, buscando novos formatos para o engajamento de sua marca no mercado, principalmente no ambiente digital. Uma ótima forma de fazer isso é oferecendo eventos online.
A versatilidade dos eventos online oferece táticas para engajar o público-alvo, desenvolvimento de equipes e atração para novos negócios. Saber criar esse modelo de evento é muito importante para o sucesso dos objetivos estipulados por você e toda a empresa.
O que são eventos online?
Eventos são acontecimentos previamente planejados de forma que contemplem um número de pessoas, ou seja, um público em determinado local e tempo, com o intuito de informar, discutir ideias e ações ou mesmo lançar produtos e serviços.
O evento online é um recurso midiático atrelado ao uso da internet por meio de serviços de streaming, on demand e transmissões ao vivo, possibilitando que todo conteúdo, além de transmitido em tempo real, possa ser gravado e divulgado posteriormente. Dentre outros comparativos, há a diferença nos valores de investimento para cada modelo de evento, fora que o formato online oferece um alcance maior de público.
Quais as vantagens de se fazer um evento online?
O evento online é uma oportunidade de expansão para seu negócio e conexão com pessoas de diversos lugares e diferentes atuações, que de forma presencial não teriam disponibilidade para participar. Mas optar por esse formato também oferece outras vantagens:
- Aumento no alcance de público: Por ser um evento online, qualquer pessoa que tiver acesso a internet pode ser alcançada, ou seja, as proporções aumentam consideravelmente se comparado ao formato presencial. Com uma boa divulgação e dependendo do canal de escolha, pode-se atingir uma quantidade de participantes bastante expressiva.
- Baixo custo de investimento: Custos com aluguel de espaço, contratação de grandes equipamentos e materiais tornam um evento presencial mais caro, diferentemente do online. Seja qual for o tipo de evento online escolhido, os recursos básicos são um computador ou notebook, câmera, microfone, conexão a internet e uma plataforma adequada para o modelo estabelecido. Hoje, há diversas plataformas gratuitas no mercado à disposição do seu evento.
- Praticidade e Flexibilidade: Eventos online proporcionam praticidade tanto para os organizadores quanto para o público. Pela possibilidade de poder ser transmitido de qualquer lugar, ele também pode ser acompanhado no conforto da sua casa e por qualquer dispositivo eletrônico. Além da participação em tempo real, os recursos tecnológicos permitem gravar esses eventos, o que gera a flexibilidade de poder acessar o conteúdo a qualquer momento.
- Reforçar as estratégias de marketing: Realizar eventos online permite divulgar seu negócio e torná-lo mais conhecido no mercado. Levando em consideração o engajamento do evento, é fundamental que toda divulgação seja elaborada à partir da identidade visual já existente da sua marca. Assim, será possível familiarizar os participantes com o seu negócio, buscando suas conversões em clientes fidelizados.
Quais são os principais tipos de eventos online?
Além de pensar nas vantagens, é preciso conhecer os formatos de um evento online e, dessa maneira, avaliar qual opção melhor adequa-se aos propósitos da sua empresa. Conheça alguns:
- Transmissão ao vivo (Lives): Modelo mais geral que diversas plataformas, como Youtube, Facebook e Instagram, oferecem essa opção para a elaboração de um evento online, só é preciso adequar ao objetivo buscado. Muitos artistas e gamers transmitem lives devido aos seus recursos permitirem uma interação mais próxima com o público.
- Meetups: São encontros com o propósito de estimular um networking e troca de conhecimentos entre profissionais de uma determinada área. Por meio de serviços de streaming ou uma simples vídeo-chamada, pode-se desenvolver ideias, fortalecer a comunidade de trabalho e atrair novos participantes, que podem ser de outros lugares do país ou do exterior.
- Webinar: Criado para ser realizado totalmente online, esse formato permite transformar palestras, conferências ou reuniões para a forma virtual. São transmitidas em tempo real e simultaneamente de maneira dinâmica, pela qual os participantes interagem diretamente com o palestrante ou entre eles, gerando debates construtivos e aumentando o engajamento do público.
- Cursos e Workshops: São eventos com o intuito de ensinar alguma técnica ou estratégia. O conteúdo é planejado e transmitido aos participantes com a orientação supervisionada de um facilitador e pode haver uma avaliação ao final. A organização desse evento não é diferente no formato presencial, porém, de forma online, é possível ser mais dinâmico e flexível para o alcance do público.
Como planejar um evento online?
Mesmo que a organização de um evento online seja semelhante ao modo presencial, é preciso planejar quais os melhores recursos e ferramentas para sua realização. Pode-se tomar como base o seguinte esquema:
- Definição de um tema e estruturação do formato escolhido: Para a realização de um evento online, determine inicialmente o objetivo que busca tratar com um tema e, à partir dele, siga para a estrutura dos demais aspectos como data, horário, cronograma e palestrantes.
Há diversas classificações de temas, sendo as principais cooperativas, educacionais, entretenimento e sociais. Assim que estabelecido o propósito, ficará fácil traçar o tema e quais pessoas têm propriedade para tratar sobre aquele assunto.
Data e horário precisam atender ao máximo a disposição do público, logo, o cronograma, ou seja, as etapas do evento, precisa ser flexível com esses critérios para que o evento não fique massante.
Uma dica é que os eventos online normalmente são realizados aos finais de semana, durante o turno da manhã ou tarde, ou em dias úteis após o horário comercial. Levando em consideração que o padrão é das 09h às 18h, então o recomendável é que ocorra após às 18h30.
Sobre o evento ser gratuito ou se terá algum custo, fica a seu critério, mas será um etapa a mais no processo. Para eventos online pagos, é preciso haver alguma ferramenta para a realização das inscrições e um plano para o gerenciamento das vendas, além de que exigirá mais elaboração e suporte para os participantes.
- Recursos (Equipamentos): Além da elaboração do conteúdo que será apresentado no evento, é necessário ter à sua disposição equipamentos básicos de gravação audiovisual para a realização do evento online.
A base para uma boa transmissão do evento é ter uma conexão com a internet estável. Assim, você evitará quedas da conexão ou travamentos. Antemão, um computador ou notebook, câmera e microfones, que podem ser vinculados ao mesmo dispositivo, em bom funcionamento, são o essencial para dar início a um evento online.
- Plataformas: Atualmente no mercado digital temos muitas plataformas à disposição para realizar um evento online, sendo que uma boa parcela delas oferece planos gratuitos.
O Youtube é a plataforma mais tradicional. Ela permite realizar transmissões ao vivo e, por meio da mesma, o conteúdo poderá ser gravado e disponibilizado posteriormente ao evento no canal pelo qual foi transmitido. Suas ferramentas possibilitam um chat em tempo real, análise de métricas e estáticas, além de poder ser vinculada com outras redes, o que facilita a divulgação.
O Zoom é indicado para eventos de médio e grande porte por sua configuração mais elaborada, sendo alguns dos seus diferenciais a possibilidade de separar os participantes em salas e compartilhamento de conteúdos em tempo real. Na versão paga, é possível realizar uma videoconferência com até 500 participantes e 10 mil espectadores. Porém, na versão gratuita, esses números são menores e a duração é limitada a 40 minutos.
O Meet é conectado com a conta do Google, facilitando a interação entre os usuários da rede. Essa plataforma pode ser acessada por qualquer dispositivo eletrônico, possui chat interativo e outras funcionalidades, como o compartilhamento de tela. Por ser mais simples se comparado às demais plataformas e é indicado para reuniões e Meetups.
A Sympla oferece uma plataforma de streaming como ferramenta para transmissão de eventos online. A ferramenta é gratuita e por meio dela própria pode-se criar a maioria das etapas do evento, além de desfrutar dos seus recursos de chat, comentários ao vivo e versatilidade para ser acompanhada pela tela do computador ou smartphone.
- Divulgação: A chave para o sucesso de um evento online está na execução de um bom plano de divulgação do mesmo. Convidar e despertar o interesse do público para que participe do evento é uma das principais partes de todo o processo, por isso é importante usar ferramentas e estratégias de marketing para consolidar uma boa imagem de oferta.
Para um plano de marketing digital, há muitas maneiras para divulgação de um produto ou serviço e para eventos online não é diferente. Consolide a personalização da marca do seu negócio à uma linguagem adequada e layout convidativo. Use essa identidade visual em campanhas patrocinadas ou não nas redes sociais, elas são o carro chefe dos veículos de comunicação digital.
Algumas dicas são, o uso de hashtags que tornarão seu evento mais marcante, gerando um aumento no engajamento e atração do público-alvo e, caso utilize e-mail marketing, o envio de convites aos leads cadastrados é um bom recurso.
E o PÓS evento?
Depois do evento é importante divulgar tudo o que foi realizado. Publique nas redes sociais as experiências, o alcance, compartilhe os detalhes e, se possível, disponibilize a gravação do evento online, pois quem não pode comparecer ao vivo terá como acessar todo o conteúdo posteriormente.
A análise dos resultados da participação e uma pesquisa de satisfação da audiência é essencial, por isso, uma sugestão é que promova enquetes ou mesmo pergunte ao público sobre o andamento do evento. Afinal, receber feedbacks dos participantes, principalmente quando é a primeira vez organizando um evento online, é importante para perceber e melhorar no planejamento de novas edições!
Os eventos online possuem muitas vantagens e, diante das atuais necessidades das empresas, tem sido muito requisitado. Já imaginou o quanto um evento online pode agregar ao seu negócio? E que tal promover um? A Jornal Jr. te ajuda nesse processo! Entre em contato conosco.
Produção de Gabriel Brito de Souza, Assessor da Jornal Jr.
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