Por Caio Gaspareto Chiozzi*
O número de usuários e tempo gasto com internet aumentou significativamente devido a quarentena. Com isso muitas empresas voltaram seus olhos para estratégias de marketing na área digital, especialmente por meio das redes sociais.
As redes sociais são importantes canais de comunicação com seus clientes, porém, precisam de estratégias eficazes para funcionar de maneira efetiva e trazer resultados para o seu negócio. Isso porque os algoritmos dificultam o alcance orgânico de publicações, aquelas que não são impulsionadas mediante pagamentos, o que acarreta na perda de efetividade da página.
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Nesse momento você pode estar se perguntando: “existe alguma outra estratégia além das redes sociais, que seja de baixo custo e que pode ser efetiva?”. A resposta é SIM.
Há uma estratégia que utiliza uma das ferramentas mais antiga da internet: o e-mail. São mais de 3 bilhões de usuários no mundo, o que torna a ferramenta a mais utilizada no mundo digital.
A estratégia é o e-mail marketing, que possibilita empresas se conectarem com seus clientes de forma mais eficiente, com custo reduzido e, além disso, captar mais leads para o negócio. Vamos conhecer melhor o que é o e-mail marketing e seus benefícios.
O que é o e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que utiliza o e-mail para campanhas publicitárias, a fim de captar clientes para o seu negócio e manter relacionamento com eles. É a partir de uma base atualizada de contatos interessados nos produtos ou serviços que a partir da produção de conteúdo relevante que esses e-mail se diferenciam dos “spams” e tem mais chance de serem abertos e lidos por potenciais clientes.
Ao invés da sua marca aparecer na tela do seu lead na forma de anúncios nas redes sociais, ela aparece na caixa de entrada do e-mail, aumentando a possibilidade de interação e prendendo a atenção do cliente. Segundo uma pesquisa da Adobe Consumer Email Survey de 2019, 58% das pessoas preferem receber promoções de produtos ou serviços por e-mail do que por aplicativos ou redes sociais.
O que fazer para implementar essa estratégia?
Para implantar o e-mail marketing é fundamental ter um lista de contatos de atuais e possíveis clientes do seu negócio. Como praticamente é necessário um e-mail para ter acesso a qualquer conteúdo na internet, você pode construir sua lista de contatos, por meio de estratégias de captação, como Landing Pages, Pop-Ups, Newsletters, entre outras. O importante é sempre oferecer algum conteúdo relevante em troca, pois assim aumenta a possibilidade de seu futuro ou atual cliente fornecer seus dados.
Há dois pontos importantes na construção de uma lista de contatos: primeiro, em hipótese nenhuma compre uma lista de e-mail. Isso pode acarretar na identificação do seu e-mail como “spam” e então ele pode não ser lido por seus clientes, além de “sujar” a imagem da marca. Outro fator importante, é que você pode estar enviando conteúdo para pessoas que não se encaixam no perfil de clientes de seu produto ou serviço, ou seja, você estará gastando tempo e dinheiro com pessoas que não te darão retorno financeiro. Segundo, mantenha sua lista atualizada, assim você terá a garantia de que seu conteúdo estará chegando nas contas ativas de seus contatos.
Os oito benefícios do e-mail marketing
A utilização da estratégia de e-mail marketing tem vários benefícios. Listamos aqui oito que vão fazer você adotar essa estratégia.
1 – Alcance
Como dito anteriormente, o e-mail é a atividade mais comum do mundo tecnológico. Portanto, a maioria dos seus clientes possui um e-mail, o que faz com que o alcance da marca aumente.
2 – Segmentação
O e-mail será enviado para leads que se interessam pela sua marca, baseado em uma série de critérios como localidade, interesses, informações de consumo. Esses leads podem se tornar possíveis clientes no futuro.
A segmentação auxilia o carro chefe do e-mail marketing que é o conteúdo do e-mail, uma vez que, conhecendo seu público-alvo, você oferece promoções e produtos pertinentes a ele.
Para saber mais sobre público-alvo e persona é só ver o nosso texto clicando aqui.
3 – Personalização
Pegando um gancho, a partir da segmentação do público é possível personalizar o conteúdo que vai ser direcionado para cada cliente. Isso gera um sentimento de proximidade entre ele e a sua marca, fazendo com que ela seja lembrada no momento da compra.
Além disso, o engajamento com e-mails aumenta e a chance do lead, devido a um sentimento de afeto, marcar o e-mail como “spam” diminui.
4 – Fidelidade
Esse sentimento de afeto, aliado a uma boa experiência de compra, suporte técnico e um produto/serviço de qualidade, contribuem para a fidelização do cliente. Um cliente satisfeito sempre fala bem da sua marca, portanto faça ele feliz.
5 – Testes
Um bom desempenho em e-mail marketing só é possível através de testes. Assim como em toda estratégia de marketing digital, testar é vital para chegar a um modelo de negócio de sucesso.
Não existe uma fórmula pré-definida: “qual é o melhor assunto?”, “qual dia da semana?”, “que horário?”, tudo isso será respondido com testes e conhecimento sobre o seu público.
6 – Análise de Métricas
Tudo bem então, você tem uma lista de contato, produziu um conteúdo bacana para cada lead e cliente, já disparou os e-mails nos horários adequados e está esperando o retorno. Mas como você sabe se os e-mail foram entregues, abertos e lidos pelos cliente?
É por esse motivo que é primordial você analisar as métricas dos e-mails. Mas como eu faço isso? Há diversas plataformas que fazem esse serviço. Aqui na Jornal Jr. nós usamos a RD Station Marketing, uma plataforma muito simples de usar que oferece várias análises sobre e-mail. Além da RD Station, outra ferramenta muito utilizada na execução de estratégias de Marketing Digital é o Mailchimp.
No caso de e-mail marketing, as métricas a serem analisadas são: taxa de entrega, taxa de abertura e taxa de cliques. Com elas você percebe o que está dando certo e o que deve ser modificado.
7 – Aumento das Vendas
Este benefício é mais uma consequência da personalização e da fidelidade do público. Uma vez atraídos e conquistados pela marca, as vendas do seu produto ou serviço aumentam naturalmente.
Podemos definir que o aumento das vendas está ligado a uma boa estratégia de envios, conteúdos relevantes e bom relacionamento.
8 – Redução de custos
O último benefício também é uma consequência, mas desta vez da segmentação do público. Uma vez que você já tem definido o seu público-alvo, seus conteúdos vão ser direcionados para eles. Isso diminui o custo de investimento na área de marketing do seu negócio.
Agora que você conhece o serviço de e-mail marketing e como ele pode ajudar sua empresa a crescer, hora de colocar a mão na massa e executar essa estratégia para vender mais.
Para saber mais dos outros serviços oferecidos pela Jornal Jr. é só procurar a gente no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn ou clicar aqui para mais conteúdos.
*Texto escrito por Caio Gaspareto Chiozzi com revisão e supervisão de Alex Silva.
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