Um novo ciclo se inicia e junto a ele um novo planejamento estratégico da sua empresa é feito. A partir do balanceamento do ano anterior é possível saber onde obteve mais lucro e também pontos a se melhorar, assim elencando as novas metas para as vendas e crescimento do seu negócio.
Após um fim de ano agitado com as festas, presentes e um aumento significativo das vendas, a maior questão levantada por muitos dos empreendedores é como manter o ritmo no início do ano.
Nesse período aparecem muitas contas a serem pagas por todos os brasileiros, que acabam destinando parte da sua renda a elas. Porém, ao contrário do que muitos pensam, não é tempo de desacelerar as vendas.
Por isso, vamos te auxiliar a traçar estratégias de vendas e também daremos algumas dicas, que ajudarão seu negócio nesse começo de ano.
Descontos
Depois de tantos gastos que o fim de ano nos proporciona, nada como ver descontos em produtos que gostaríamos de ter comprado. Então capriche nos preços e dê alguns descontos em seus produtos ou serviços.
Apesar de ainda haver, como dito acima, algumas “dívidas” para se quitar, preços mais atrativos podem impulsionar suas vendas.
Além disso, atrai não somente os seus clientes já fidelizados, mas também ajuda a conseguir outros que se interessam pelos valores mais baixos.
Promoções
Caminhando juntamente com os descontos estão as promoções, que proporcionam ao cliente brindes ou até mesmo valores abaixo do normal, através de algumas campanhas, como as famosas “ Pague 2 Leve 3”.
Redes Sociais
Durante o ano você tem investido nas redes sociais do seu empreendimento, e agora não será diferente para que alcance maior número em suas vendas.
Os anúncios serão seus melhores amigos do marketing digital, afinal, hoje em dia quase todos têm acesso a algum tipo de rede social. Invista no visual das suas propagandas para não passar despercebido.
E-mail Marketing
Ainda no mundo virtual, um dos aliados do marketing digital é o e-mail marketing, um mecanismo muito usado para aumentar as vendas.
Através dele é possível contatar todos aqueles cadastros realizados nas vendas de fim de ano, além de reativar os contatos que estão parados, com seus produtos em desconto ou na promoção.
Inclusive, pode-se investir em programas de indicação, nos quais seus clientes indicam uma quantidade “x” de outras pessoas, que se tornaram possíveis clientes, e ganham algum tipo de desconto pré-estabelecido em seus produtos ou serviços.
Equipe de Vendas
Apesar de muitas empresas nunca pararem, é comum que no final do ano alguns funcionários entrem de férias ou apenas um pequeno recesso, porém as vendas nunca param.
Com isso, é importante ressaltar que a motivação dos colaboradores deve ser sempre fator essencial, principalmente na volta ao trabalho. Mas não somente daqueles que já trabalham com vendas, mas de todos.
Dado isso, uma dica importante é sempre capacitar com treinamentos entre os setores e manter sempre uma boa comunicação entre eles, para que cada processo seja feito de forma harmônica.
Uma equipe alinhada, com todos engajados a bater novas metas, com pró-atividade e objetivos claros leva a um negócio bem-sucedido.
Ótimas dicas, gostei!