Conhecendo o LinkedIn
LinkedIn é uma rede social que incentiva o contato entre os profissionais, sendo ideal para quem busca ampliar seu networking, possui grupos/fóruns de discussão, e aproxima o relacionamento entre empresas e usuários.
Muito mais do que um simples currículo online, onde você pode colocar experiências, conquistas, competências, habilidades e procurar por vagas de emprego, essa rede social incentiva contatos profissionais e é ótima para fazer marketing e vendas.
De acordo com estatísticas de 2017, o LinkedIn possuía 467 milhões de usuários cadastrados, uma média de 2 novos membros por segundo, 106 milhões de usuários ativos mensalmente e 1,5 milhão de grupos de discussão.
Além disso, 3 milhões de usuários compartilham conteúdo toda semana e o Brasil é o 3º país do mundo com maior número de cadastros, ficando atrás somente da Índia e EUA.
Marketing no LinkedIn funciona?
Os empreendedores têm investido cada vez mais em marketing nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, etc), já que elas fazem parte do cotidiano da grande maioria da população, o que contribui para a maior visibilidade da marca, além de facilitar o processo de vendas.
Toda rede social tem um propósito e um diferencial. O objetivo do LinkedIn é ser uma rede mais profissional, portanto temas corriqueiros como jogos, brincadeiras, fotos de baladas ou animais fofos não são o foco da plataforma.
Sendo assim, essa rede social proporciona um nível de engajamento muito mais direto entre os empreendedores, já que seu conteúdo é especificamente voltado para esse público.
Primeiros passos
Criar um perfil pessoal ou uma página para a sua empresa (Company Page) no LinkedIn é muito importante. Mas além de apenas criar, é essencial estar realmente presente nesta rede social, atualizando-a constantemente com um bom conteúdo.
No começo, é recomendável fazer a divulgação do seu LinkedIn em outras redes sociais, blog, site, ou através de e-mail marketing, para assim surgirem os primeiros seguidores, que continuarão a aumentar conforme a qualidade constante do seu conteúdo.
Maior visibilidade
Uma das principais vantagens do LinkedIn é o fato de ele não usar um algoritmo para determinar qual conteúdo será mostrado aos usuários. Todas as suas publicações aparecem na timeline dos seus seguidores, logo, há mais chances do conteúdo ser visto, tornando a marca mais reconhecida. Além disso, a concorrência no LinkedIn é menor quando comparada a do Facebook, por exemplo.
Company Pages
Company Pages são as páginas das empresas, onde elas apresentam um resumo de si, novidades do setor, informações sobre vagas de emprego, anúncios, lançamentos de produtos, etc.
Esses perfis são importantes pois ajudam a empresa a construir uma audiência profissional, qualificada e que já é voltada para a área específica da empresa.
Conteúdo constante e de qualidade
Para realizar o marketing de conteúdo no LinkedIn é ideal enxergar essa plataforma como um funil de vendas, no qual os seus seguidores são os leads que precisam ser mantidos e desenvolvidos para se tornaram clientes.
Produza, com frequência, conteúdo de qualidade que represente sua marca e a posicione no mercado. Apresente, também, aos seus seguidores diversas informações úteis (por exemplo: e-books, links para os posts de seu blog, vídeos e pesquisas), que sejam de interesse da persona do seu público alvo.
O conteúdo para o LinkedIn deve ser focado em temas mais institucionais, sobre carreiras, novos negócios, com uma linguagem mais formal e informativa. Cada postagem é uma chance de mostrar a essência do seu produto ou serviço.
Além de maior engajamento, as estratégias do marketing de conteúdo consequentemente vão contribuir para o aumento na quantidade de seguidores da sua página no LinkedIn.
A importância de um perfil pessoal
Ter uma página pessoal no LinkedIn facilita com que clientes e parceiros te encontrem quando estiverem precisando de alguém da sua área de trabalho.
Um perfil preenchido corretamente, com nome completo, foto, resumo, cargo atual, experiências, competências, habilidades, etc, gera mais confiança naqueles que buscam por determinados profissionais.
Fique atento:
- Escolha uma foto coerente, de boa qualidade e que mostre seu lado profissional, fotos muito informais, por exemplo, em festas, devem ser evitadas;
- No cargo, coloque algo que as pessoas realmente procuram, para assim aparecer nas buscas e facilitar com que as pessoas te encontrem;
- Escreva um bom resumo sobre si, já que você precisa impressionar e mostrar o seu diferencial para aqueles que visitarem seu perfil, sempre de forma verdadeira, clara e direta.
Experiência
Não se esqueça de descrever suas experiências profissionais anteriores para fortalecer o seu perfil. Fale de forma objetiva quais atividades executou nos cargos que ocupou, os objetivos e as suas principais realizações. Há também espaço para informar sobre sua formação acadêmica e certificados.
Conexões
Ter uma boa quantidade de conexões é muito importante, pois é dessa forma que você consegue entrar em contato com as pessoas. Possuir conexões em comum com parceiros e clientes dá mais credibilidade ao seu perfil.
Lembre-se de procurar as pessoas que conheceu para adicionar à sua rede, mas saiba que a qualidade é melhor do que a quantidade. Suas conexões devem ser formadas por profissionais que você possa indicar.
Além disso, no LinkedIn os seus contatos podem atestar as competências que você listou, escrevendo recomendações e dando mais credibilidade à sua experiência nos cargos indicados.
Métricas
O LinkedIn oferece uma ferramenta que possibilita mensurar e analisar dados sobre visitantes, atualizações, alcance, cliques nos links, comentários, compartilhamentos, curtidas, dados demográficos e geográficos, taxa de aumento de seguidores, quais conteúdo geram mais engajamento, etc.
Assim fica mais fácil ver o desempenho dos posts publicados e definir com qual tipo de conteúdo os seguidores mais se identificam.
LinkedIn Ads
Com o LinkedIn Ads você pode investir em anúncios, promovendo suas publicações na rede social através do Sponsored Stories. Há também o Text Links, que são links onde é possível colocar um anúncio simples, similar ao do Adwords ou àqueles que ficam na lateral direita do Facebook.
No Linkedin, a segmentação do público é muito mais eficiente e específica: você consegue alcançar pessoas não somente pela faixa etária, gênero ou cidade, mas também por cargo, por empresa, por conhecimentos, entre outras características.
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