A todo momento, somos bombardeados com inúmeros anúncios, propagandas, divulgações e informes. Todos tentam ganhar um minutinho sequer da sua atenção para poder “vender o peixe”. Para se destacar no meio de tanta informação, seu negócio precisa contar com um detalhe bastante atrativo: uma boa identidade visual.
Antes de mais nada, é importante entender que a identidade visual vai além de um logotipo bonito. Ela está totalmente interligada com o conceito de marca e identificação da empresa com a sociedade.
Pensar em uma identidade visual é trabalhar a forma como uma marca se posiciona no mercado, e o que ela representa para seu público-alvo. Trata-se de um trabalho intenso de estratégia e marketing.
Uma identidade forte tem como objetivo estabelecer uma conexão emocional com as pessoas que se assimilam com o produto oferecido. A marca passa a representar ao público a materialização de um conceito ou de uma filosofia a ser seguida.
Para isso, é importante pensar nos valores e na visão que a empresa possui em relação à sociedade. O que eu quero transmitir? O que eu quero representar? A construção de um significado é o ponto crucial para uma boa identidade visual.
Em uma época em que a imagem é destaque, principalmente nas redes sociais, ter uma conexão afetiva com as pessoas é uma forma de garantir que você não será deixado de lado na linha do tempo.
Grandes marcas são o exemplo de que se preocupar com a imagem da empresa é de extrema importância para garantir a fidelização do cliente. Por isso, fazem um trabalho intenso de identificação da marca e arriscam alterações para trazer uma renovação.
Um exemplo clássico de renovação visual é o da Apple. A gigante da tecnologia alterou radicalmente seu logo em 1970. O antigo logo mostrava Isaac Newton sentado embaixo de uma árvore enquanto lê um livro. A simplicidade da maçã surgiu como uma tática para a imagem ser facilmente reconhecida pelo público.
Outro exemplo de alteração famosa na identidade visual foi a feita pelo Google, em 2015. A companhia abandonou a sua tradicional fonte serifada para adotar um modelo moderno. O motivo oficial, segundo a empresa, seria o de facilitar a leitura e reconhecimento da marca em todos os dispositivos e formatos.
Renovar uma marca também faz parte de estratégias de marketing para alavancar um negócio. Um exemplo disso é o feito pelo Subway: em 2016, a rede de restaurantes apresentou uma marca mais sólida e uma paleta de cores diferente da tradicional da marca. Ela foi lançada nos Estados Unidos durante a transmissão dos Jogos Olímpicos do Rio, para combater as estratégias adotadas pelos concorrentes e apresentar um novo conceito ao público.
Mas uma alteração no conceito da marca não precisa necessariamente implicar em uma mudança drástica na identidade visual. Em 2018, o Santander decidiu alterar levemente o seu logo para exibir uma aparência mais jovem e estilizada. Para isso, substituiu a tipografia serifada por uma fonte moderna. Além disso, houve também uma mudança sutil na “chama” ao lado do texto.
A Jornal Jr trabalha com a gestão de mídias sociais para o Restaurante Essência Oriental, um restaurante vegetariano na cidade de Bauru. A fim de conseguir uma maior identificação da marca e conexão com o público-alvo, foi feita a renovação visual da marca do restaurante.
Além de um logotipo moderno, cores vivas e uma tipografia atraente, elaborou-se todo um pacote de padronização nas postagens, para que as pessoas reconheçam facilmente o Essência Oriental enquanto navegam pelas redes sociais.
A utilização da página como um meio de divulgação do estilo de vida vegetariano também contribui para o posicionamento da marca dentro do cenário bauruense e uma proximidade maior com os clientes.
E o resultado dessa alteração foi positivo. Em dois meses de mudança, o alcance da página e as reações aos posts aumentaram significativamente, contribuindo para uma maior exposição da marca.
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