Palestra debate as consequências das mídias sociais para os profissionais de comunicação
Por Gabriela Gomes
A internet tem se tornado uma extensão da sociedade, as mídias sociais fazem parte de cada ação do nosso dia a dia, desde fazer compras até a simples tarefa de se informar sobre o clima. A velocidade com que vivemos exige uma rapidez de serviços cada vez maiores, afinal, não nos contentamos mais com informações de uma hora atrás, as quais já podem ser consideradas ultrapassadas.
E é nesse quadro de mudanças e novas percepções que estão inseridos os profissionais da comunicação. Para ser um jornalista não é mais só necessário se sair bem na escrita ou ser “curioso”, mas também conseguir suprir a necessidade que a internet exige de conteúdos rápidos, bem trabalhados e que agradem o público.
Engana-se quem acha que só o jornalismo passa por novas reformulações devido às mídias sócias. Os profissionais de rádio e TV e relações públicas também se adequam ao novo universo de comunicação em convergência.
Afinal, muros e barreiras estão sendo completamente quebrados!
Você que está lendo esse texto pode presenciar um incêndio em seu bairro, filmar o acontecimento com o celular e enviar para a redação de uma emissora. A internet permite que receptor e emissor troquem de lugar, se misturem. Nas palavras do pesquisador canadense Marshall Macluhan: “O mundo se tornará uma aldeia global”.
Mas qual as consequências dessa convergência?
Os feedbacks das informações são instantâneos; hoje, um comentário pode ser feito a qualquer momento. O contato do meio de comunicação com seu público é mais profundo, exigindo um estudo de campo bem maior. E, infelizmente, notícias falsas duplicaram de proporção.
Sem dúvidas existem muitas mais consequências a serem exploradas sobre as convergências da comunicação com a mídia atual, tema, o qual, será debatido por três profissionais da área na primeira palestra do Compartilhe 2017, às 10h.
O Compartilhe 2017 acontecerá na Unesp de Bauru, sendo um dia de palestras sobre mídias digitais em convergência com os cursos de comunicação. Para mais informações, acesse a página do evento no Facebook.
Compartilhe o nosso conteúdo: