As histórias de terror da cidade que farão qualquer um se arrepiar
Por Gabriela Gomes
Toda cidade possui uma cultura específica, apresentando comidas típicas, gírias, ritmos musicais e algo que nem sempre agrada a todos: lendas urbanas. As histórias de terror fazem parte do folclore nacional, contudo, cada região tem variações das histórias mais conhecidas, deixando qualquer de pelos em pé.
Bauru, município do centro-oeste paulista, fundado há 120 anos, possui um acervo de contos sombrios que fazem qualquer um ter pesadelos ao dormir. Cidade escolhida como ponto de partida da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, não é de se espantar que algumas lendas rodeiam os trilhos do trem.
Lobisomens são criaturas muito conhecidas atualmente, circulando pelo mundo pop como seres incompreendidos, contudo, os ferroviários de Bauru possuem uma história de arrepiar sobre os homens em forma de lobo.
Muito antes da eletricidade encher as casas e ruas da cidade, os lobisomens aterrorizavam as noites de lua cheia na ferroviária de Bauru, obrigando os funcionários do local a encher o pátio com cruzes, em uma tentativa de afastar as criaturas noturnas.
Essa ação pareceu não agradar muito um dos lobos, que invadiu a casa de um dos ferroviários no meio da noite, acordando o homem com o barulho de arranhões na madeira da porta. Completamente sem munição, a única forma de salvar a própria vida foi arremessar um crucifixo no peito do animal, o qual nunca mais voltou.
Ainda que nenhum outro relato de lobisomens tenha sido reportado, nada como se prevenir nas noites de lua cheia, principalmente perto das linhas de trem de Bauru.
Há quem se engane ao pensar que os lobos são a única assombração que rodeiam a ferrovia da cidade. Na antiga estação Noroeste do Brasil, é contado que todas as noites uma freira embarcava no trem, mas deixava os funcionários de cabelo em pé após desaparecer completamente dos olhos humanos, depois da partida.
Sendo assim, não custa nada tomar cuidado nas redondezas da estação, para não acabar se deparando com a religiosa assombrosa.
Para a alegria dos que morrem de medo das histórias de terror, durante o século XX as ferrovias foram substituídas pelas estradas, e hoje em dia, a Marechal Rondon é uma das principais vias terrestre que cortam Bauru.
Mesmo que as vias afastadas pareçam inatingíveis por lendas urbanas, um motorista relata que ao passar na rodovia Marechal Rondon, no pedaço do trevo que dá acesso à Jaú, foi avistado uma mulher de mãos dados com duas crianças, tentando atravessar a pista.
O homem, em uma tentativa de ajudar aquelas pessoas, encostou o carro, contudo, se deparou com uma estrada completamente vazia na noite. É contado ainda, que ao passar naquele ponto em uma outra noite, o motorista se deparou com a cena da mulher e das crianças novamente, mas apenas continuou a viagem, sem parar por um minuto.
Às vezes, ser um bom motorista e tentar ajudar os pedestres em estradas pode acarretar momentos bem assustadores e nada agradáveis.
Bauru também tem no café a base de sua fundação e história, e junto com o ciclo do café, vieram os grandes barões e seus casarões, além de lendas urbanas bem amedrontadoras. Era o dia de um casamento na grande casa de uma das fazendas de Tibiriça. A noiva em questão, ao descer as escadas para a cerimônia, caiu nos degraus e morreu.
O espírito da moça ainda ronda as ruas do distrito, implorando para que as pessoas lhe tirem o véu do rosto, na esperança que alguma delas seja seu grande amor. Além de tudo, a noiva assombra as escadas nas quais faleceu, olhando para a paisagem de forma perdida e triste.
O que não falta na cidade de Bauru são lendas urbanas assustadoras, muitas delas, tornando-se famosas e até inspirando cenas da novela O Bem Amado, além de músicas, como a Loira da Caravan, composta por Maurício Pereira.
Todas essas lendas geram uma grande polêmica, pois há quem desacredite e há quem confirme a veracidade dos fatos, mas para bem ou para mal, é sempre melhor estar prevenido ao andar pelas ruas de Bauru e não acabar se deparando com assombração de parar o coração.
Obrigado eu estava procurando lendas pq
eu vou começar um canal de lendas no qual
eu vou em lugares assombrados
E as irmãs freira que anda no Hospital Lauro de Souza Lima
Sim existe lá no hospital Lauro de souza lima