O estudante da Unesp irá fornecer uma oficina durante a Semana Júnior
por Isabela Holl
Lucas Wakamatsu tem vinte anos e está no terceiro ano de design na UNESP de Bauru. Ele é um ex membro da empresa Design Júnior, que fará um evento entre os dias 23 e 25 de maio: a Semana Júnior. Durante o dia 24, Lucas irá ministrar uma oficina focada em ilustração e outros processos que envolvem esse ato.
Qual cargo você exercia dentro da Design Júnior?
Eu era diretor administrativo, cuidava da burocracia para manter a empresa viva e regularizada em relação ao governo. Só que lá dentro a gente trabalhava horizontalmente, não tinha presidência, como em muitas outras empresas juniores. Trabalhávamos em conjunto nos projetos que eram, basicamente, de identidade visual ou outras atividades especificamente voltadas para área gráfica.
Na sua opinião, trabalhar para uma empresa júnior pode aumentar o aprendizado e crescimento pessoal? Foi assim com você?
Na verdade aprendi muita coisa, eu era bicho quando entrei, não sabia quase nada. Pude aprender mais sobre a profissão: como ser um designer, como trabalhar e como fazer os projetos. Mas para mim, o maior ganho foi vivenciar como uma empresa funciona, pude lidar com clientes, com a burocracia e sempre cumprindo prazos. Essa experiência me deu uma base excelente, hoje trabalho como freelancer e tenho minha própria microempresa.
Como funciona sua microempresa?
Então, eu tenho uma microempresa, mas pela facilidade burocrática que ela proporciona. Eu trabalho como freelancer e tenho ela por uma questão de legalização, é mais fácil se você tem um CNPJ. Mas foi a Design Júnior que me deu esse alavanque para fazer o que faço hoje.
Você pode nos contar um pouco sobre a história da Design Júnior?
É uma empresa antiga, vai fazer quinze anos agora. No começo não tinha sede, tudo era bem precário, para trabalhar os membros se encontravam em repúblicas. Em termos de estrutura não mudou muito. Mas a empresa está sempre mudando, eu peguei uma mudança forte que foi o cancelamento das bolsas, antes o projeto tinha cinco bolsas, então dava para manter a empresa muito bem porque esse dinheiro era revertido para a Júnior. Agora, sem as bolsas, precisamos fazer mais projetos para conseguir manter a empresa viva, a carga de trabalho aumentou muito.
Qual a sua expectativa para a Semana Júnior?
Só para deixar mais claro, existe a Semana de Design que é o Interdesigners e existe a Semana Júnior, promovida pela empresa júnior. São só três dias mesmo, o intuito é comemorar os quinze anos da Júnior, mostrar um pouco mais da empresa e como ela contribuiu na formação dos antigos membros.
Qual será o tema da sua oficina? O que será ensinado aos participantes?
A minha oficina será dada em dupla, eu e o outro membro ainda estamos discutindo o que será exatamente oferecido. Nós dois somos ilustradores e a ideia é não focar somente no ato de desenhar, mas também nas coisas que acompanham esse ato: como buscar inspiração e como trabalhar com o cliente. Vamos pensar também no mercado de trabalho.
É importante para um calouro a participação na Semana e na sua oficina?
Sim, é muito importante. Um calouro precisa aproveitar tudo que a faculdade oferece, tem que fazer parte da faculdade, interagir e trocar conhecimento com as pessoas.
Compartilhe o nosso conteúdo: