Como são criados os conteúdos para dispositivos móveis eletrônicos
por Isabela Frushio

No dia 16 de maio os inscritos na XV Jornada Multidisciplinar puderam conferir a oficina de Marketing Mobile, ministrada por Mariany Schievano Granato, formada em Relações Públicas pela UNESP de Bauru.
Mariany iniciou a oficina introduzindo o conceito do que é a publicidade para os dispositivos eletrônicos móveis e qual a popularidade desses aparelhos. No Brasil, esses dispositivos são alimentados pelas redes 3G e wi-fi (internet sem fio).
Para produzir conteúdo para mobile é preciso conhecer o público, saber o que ele procura ouvir, ler, o que ele precisa e não há no mercado em relação a esses serviços: “A publicidade não pode ser pensada de maneira convencional”, completou.
No nosso país, boa parte da publicidade, principalmente para celulares, é feita através do sistema de torpedos (SMS), ou seja, o usuário assina um serviço de informação de um site, por um período limitado e com preço fixo (combo) e recebe essas informações via SMS. Segundo a ministrante, o sistema de “torpedos” atinge pessoas que não tem acesso à internet direto do celular, ou seja, um público diferente do website com serviço semelhante.
O sistema de aplicativos também tem ganhado popularidade. O usuário de smartphones faz download de aplicativos de conteúdos específicos ou revistas, por exemplo, e acessa informações diretamente do celular, muitas vezes sem custos. Mariany também explicou como funcionam os sistemas de mms, Bluetooth e as plataformas dos smartphones.
A oficineira mostrou vídeos de exemplos de marketing e propôs aos participantes a criação de uma campanha de marketing mobile. Os grupos tinham que desenvolver uma campanha de uma cervejaria para atrair o público para o camarote no carnaval. Ao final, os grupos explicaram suas criações baseadas no conteúdo da oficina ministrada.
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