por Bárbara Spaulucci Christan
Confira nossa entrevista com João Batista Cardoso, Doutor em Comunicação e palestrante sobre o tema “Linguagens múltiplas e produção de conteúdo”, da XV Jornada Multidisciplinar, que ocorrerá de 14 a 16 de maio em Bauru. Na entrevista, ele fala sobre a importância do tema para o aluno de comunicação, sobre sua linha de pesquisa e o que o motivou em realizá-la.
Qual a importância do tema da palestra para o estudante de Jornalismo e comunicação em geral?
Sobre a importância para os alunos de comunicação, sem dúvida nenhuma o tema é importante e contemporâneo. Apesar do grande número de informações disponíveis sobre as novas tecnologias digitais, as constantes mudanças solicitam sempre novas discussões. O que particularmente me interessa discutir é o fato de que as inovações tecnológicas e os processos de convergência, além de alterarem nossa maneira de nos relacionarmos com o mundo, como consumidores ou produtores de informação, ou nossa vida profissional, em função das mudanças nas práticas profissionais, impactam diretamente às linguagens alterando o nosso modo de reconhecer e compreender o mundo. Como uma cadeia, essas mudanças acabam também contaminando os sistemas convencionais, como, por exemplo, o jornalismo impresso ou a publicidade televisual, que necessitam se adequar a uma nova percepção.
Gostaria de saber um pouco mais sobre sua linha de pesquisa.
Eu estou vinculado à Linha de Pesquisa “Inovações na Linguagem e na Cultura Midiática”, do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGCom USCS). Esta linha engloba estudos midiáticos e suas conexões culturais e de linguagem, com especial atenção aos aspectos de inovação.
Interessa-me, particularmente, as mudanças nas linguagens e relações sígnicas nos processos e produtos da mídia. Não trabalhamos unicamente com as tecnologias e convergência das mídias, mas esse tema sempre acaba de alguma maneira aparecendo em nossos trabalhos.
Houve algo que o motivou a realizar a palestra?
A motivação para o desenvolvimento da palestra não está nos resultados de uma pesquisa em si, mas sim em discussões que temos desenvolvido nos últimos anos no GT Práticas Interacionais e Linguagens na Comunicação, da Compós. Um dos principais interesses do grupo é analisar as transformações da linguagem e a emergência de novas formas técnico-expressivas a partir da convergência dos meios. Nas últimas edições do evento temos percebido o crescimento do interesse pelos estudos preocupados com as relações entre diferentes linguagens com ênfase nas plataformas digitais. Esses estudos, que tratam das redes sociais, rádio web, TV web, TV Digital, dispositivos móveis e interfaces interativas, aplicadas ao jornalismo, publicidade, radialismo, cinema, arte, religião, política etc., tem nos apontado alguns caminhos para pensar nas mudanças nas linguagens e nas práticas interacionais na comunicação. Então, a palestra não apresentará, efetivamente, resultados pesquisa, mas sim algumas ideias que, acredito, possam estimular o desenvolvimento de estudos sobre o tema.
SERVIÇO: Mesa “Linguagens Múltiplas e Produção de Conteúdo” | 15/05, das 19 às 22h | Inscrições até o dia 14/05
Compartilhe o nosso conteúdo: