A importância da fotografia de qualidade para o marketingEntenda por que a fotografia de qualidade deve ser encarada como parte fundamental da sua estratégia de marketing

Jornal Jr

As imagens de sua empresa e de seus produtos dizem muito sobre sua marca. Seja no marketing online ou offline, a fotografia é o primeiro elemento que chama atenção em uma propaganda. Por isso, para atingir bons resultados de vendas, é necessário que as fotos de divulgação da sua marca sejam de qualidade e que elas se conectem com os princípios institucionais da sua empresa.

Você pode até não estar com fome, mas, se ver uma bela foto de um hambúrguer artesanal, seu paladar é ativado pelo apelo visual e você pode ser convencido a comprar o produto mesmo sem fome. Isso funciona para todo tipo de produto ou serviço. As imagens têm o poder de transmitir sensações, desde felicidade até fome, e uma bela fotografia pode fazer toda a diferença durante a jornada de compra do cliente.

Como a fotografia é utilizada pelo marketing?

A imagem é um dos principais atributos de uma mensagem publicitária. Além de facilitar a memorização, ela gera interesse no público em conhecer mais sobre seu negócio, seu produto ou serviço. Portanto, a qualidade da imagem contribui muito para aumentar as vendas do seu negócio!

Mas uma bela foto, sozinha, não é capaz de aumentar suas vendas. Sua marca deve ser capaz de aliar o marketing à fotografia, conectando seu produto com os princípios institucionais da sua empresa. Cada foto deve, através da técnica, ilustrar um conceito ou uma proposta que sua marca deseja transmitir.

Ao invés de divulgar apenas seu artigo de venda, mostre como aquela peça pode ajudar a melhorar a vida das pessoas. Isto é, se você vende artigos para construção, opte por expor imagens de famílias unidas e felizes em uma casa construída com seus artigos ao invés de simplesmente divulgar fotos de telhas e argamassa.

A imagem mostra vários equipamentos de fotografia e filmagem organizadamente dispostos. Dentre os objetos, há um tripé, várias lentes, câmeras e microfones.
Com as técnicas modernas de fotografia, é possível captar a sensibilidade da cena. Não se trata apenas de editar e colocar um filtro, mas de elaborar uma imagem com propósito, impacto e objetivo. Reprodução: Unsplash

Por que ter sua própria foto é melhor que capturar uma em um banco de imagens?

Quando se deseja colocar uma fotografia na propaganda de uma marca, há duas opções: capturar uma foto pronta de um banco de imagens ou criar uma foto original.

Muito utilizado por profissionais criativos, como designers e publicitários, os bancos de imagem são sites que comercializam os mais variados tipos de imagens. Se por um lado os bancos de imagens oferecem uma maior gama de opções de fotos por um preço mais acessível (há bancos gratuitos e bancos pagos), a produção de fotografias originais para propagandas é mais recomendada pelos motivos a seguir:

1) Identificação com a marca

É aquela história de que sua foto deve ilustrar um conceito ou uma propostaque sua marca deseja transmitir. Cada empresa tem um estilo próprio de cores, ideias, serviços, produtos, ambiente e equipe. É necessário transmitir esse estilo nas fotos da sua empresa para que o público crie intimidade com sua marca. E as fotografias encontradas em bancos de imagens raramente proporcionam uma experiência tão intimista.

2) Melhor possibilidade de tratar a foto

Uma das vantagens em se trabalhar com uma produção fotográfica própria é que a imagem é feita em um formato digital “cru”. Isso significa que o arquivo contém a totalidade dos dados da imagem captada pelo sensor da câmera.

A foto crua permite um tratamento da imagem muito mais apurado do que uma foto capturada em um banco de imagens, já que o arquivo de uma foto crua não é comprimido e contém uma quantidade de pixels bem maior.

3) Tamanho do arquivo

Uma foto comprada em banco de imagem tem um tamanho limitado. Se você deseja utilizar uma foto em um banner ou outdoor, por exemplo, onde a imagem precisa ser muito aumentada, tome cuidado! A foto comprada pode não ter resolução suficiente.

4) Possibilidade de a foto comprada aparecer na campanha do concorrente

Finalmente, o maior risco em utilizar fotografias de banco de imagens. A única garantia que você tem de que sua campanha publicitária será exclusiva é utilizando fotos de sua autoria.

A imagem mostra as mãos de um homem branco segurando uma câmera fotográfica virada para baixo. No pulso esquerdo do homem, há um relógio preto.
Fotografias autorais e de qualidade não são gasto, mas investimento. Reprodução: Unsplash

Fotos institucionais: por que sua empresa deve se preocupar com isso?

A fotografia não deve apenas ilustrar os produtos que sua empresa vende, mas também as atividades corporativas e o espaço de trabalho da sua instituição. A esse tipo específico de fotos, damos o nome de fotografia institucional.

Presente nos sites das empresas, intranets, portfólios e nas redes sociais, as fotografias institucionais colaboram para a comunicação integrada de uma empresa. Para alguém que não conhece o trabalho de uma organização, vê-la em ação pode acender uma faísca de interesse. Esse é o papel da fotografia institucional, retratar o exterior e interior de uma empresa, além da postura da equipe durante o trabalho.

A fotografia institucional não só aproxima o público da marca, mas também pode ser uma ótima ferramenta de comunicação interna. Espalhar cartazes de fotos institucionais pelos escritórios e fábricas pode ser uma ótima forma de motivar seus funcionários e de deixá-los integrados.

Ah, é importante que a comunicação institucional aponte para os mesmos valores que sua empresa deseja transmitir com as fotos de produtos! Assim, a equipe internaliza esses valores e, quando os funcionários forem lidar com o público, eles passarão a mensagem que sua marca deseja transmitir com muito mais naturalidade.

A imagem mostra a mão de várias pessoas se encontrando no centro de um círculo como um sinal de trabalho de equipe. Todas as pessoas usam uma pulseira azul no pulso.
A fotografia institucional é uma ótima ferramenta para integrar a equipe e otimizar os resultados da empresa. reprodução: Unsplash

Agora que você já sabe a importância da fotografia de qualidade para o marketing do seu negócio, solicite um ensaio fotográfico para sua marca e comprove os resultados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *