Cursos gratuitos do SEBRAE para MPEsAprenda a organizar seu negócio com quem melhor entende de micro e pequenas empresas

Jornal Jr

O primeiro passo para quem deseja começar o próprio negócio e alcançar bons resultados é estudar muito. E o melhor é aprender com quem entende do assunto. Cumprindo seu papel de apoio às micro e pequenas empresas brasileiras, o SEBRAE oferece diversos cursos online gratuitos, sobre os mais variados temas, que te ajudarão a empreender com sucesso.

Um estudo de mercado feito em 2018 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) mostrou que, no Brasil, existem 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPE). As MPEs respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado.

Os números mostram a importância do micro e pequeno empreendedor na economia e mercado brasileiro. Entretanto, nem sempre uma boa ideia e trabalho duro são capazes de manter uma empresa. Ainda segundo o SEBRAE, 27% de todas as novas empresas fundadas no Brasil acabam fechando as portas no primeiro ano de vida.

Para garantir o êxito do seu negócio, é fundamental ter um bom embasamento teórico da administração de empresas, conhecer o mercado em que se deseja atuar, conhecer os processos burocráticos, entre vários outros fatores. Por isso, a Jornal Jr separou 9 cursos gratuitos e à distância do SEBRAE especialmente voltados para micro e pequenos empreendedores:

Estudar o mercado que se deseja atuar é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio.
Reprodução: Pixabay

1) Empreendedorismo Como Opção de Carreira:

Composto por 6 módulos, o curso mostra que empreendedorismo é um comportamento possível de se desenvolver. Ao longo das aulas, você conhecerá quais são as aptidões necessárias para se tornar um empreendedor de sucesso e o cenário do empreendedorismo no Brasil.

Inscreva-se.

2) Aprender a Empreender:

Este curso é para você que está querendo abrir um negócio ou acabou de abrir. Com ele, você entenderá como funcionam as definições de mercado, o marketing aplicado no cotidiano, a apuração dos resultados em um negócio e, também, quais são as características comportamentais de um empreendedor.

Inscreva-se.

3) Como se Tornar um Microempreendedor Individual:

Se você deseja se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), indicamos esse curso para conhecer os conceitos, os critérios simplificados para a legalização e o tratamento tributário especial para o Microempreendedor Individual. Além disso, você aprenderá muita coisa a respeito dos impostos, da contratação de empregados e, até mesmo, da prestação de serviços com cessão de mão de obra.

Inscreva-se.

4) Invista no Planejamento

Será que todas as ideias podem ser consideradas oportunidades de negócio? Neste curso gratuito do SEBRAE, você aprenderá a diferenciar “ideia” de “oportunidade” e vai perceber quais necessidades do mercado ainda não foram atendidas. Além disso, conhecerá a importância do planejamento para tomar a decisão de abrir ou não uma empresa.

Inscreva-se.

5) Transforme sua Ideia em Modelo de Negócio

Para que uma ideia seja executada e o êxito a acompanhe, você precisa saber como transformá-la em modelo de negócio. Neste curso, você aprenderá tudo sobre a estruturação desse potencial modelo. As lições abordam propostas de valor, fontes de receita, segmentos de clientes e estrutura de custos, além de outros conceitos.

Inscreva-se.

cursos gratuitos do SEBRAE
O Marketing é uma ferramenta fundamental para o sucesso do seu negócio.
Reprodução: Pixabay

6) Iniciando um Pequeno Grande Negócio

Se você pretende montar seu próprio negócio, neste curso vai encontrar um excelente auxílio para desenvolver suas habilidades de empreendedor e transformar a sua ideia em um grande negócio. Você vai estudar sobre pesquisa de mercado, finanças, planejamento, clientes e muito mais.

Inscreva-se.

7) Como Formalizar seu Negócio como MEI:

Voltado para pessoas interessadas em abrir ou formalizar um negócio. Nele, você verá os tipos de porte de empresa, suas limitações, bem como os direitos e deveres adquiridos ao se formalizar. Também será ressaltada a importância da construção do plano de ação e da legalização do negócio, alertando o aluno sobre os riscos de manter uma empresa informal.

Inscreva-se.

8) Responsabilidade Social Empresarial:

Este é um dos cursos gratuitos do SEBRAE que é exclusivo para quem já tem um negócio formalizado. Com ele, você entenderá que o baixo investimento, aliado a uma atitude comprometida com a ética, a comunidade e com o meio ambiente, resulta em grandes conquistas. Saberá ainda como reforçar a presença da sua empresa na comunidade, com ações que estimulam o potencial empreendedor junto ao governo e fornecedores.

Inscreva-se.

9) Como Criar um Modelo de Negócio de Impacto Socioambiental:

Como criar um modelo de negócio de impacto socioambiental é uma trilha de aprendizagem composta por 10 cursos diferentes que apresentam ao empreendedor conceitos essenciais para o entendimento e a estruturação de iniciativas que promovem mudanças na sociedade e no meio ambiente.

Ao longo da trilha, você aprenderá: como estruturar um negócio de impacto, quais aspectos internos e externos devem ser considerados, como construir um modelo de negócio e testar sua ideia, como planejar e organizar suas finanças, como se posicionar no mercado e como apresentar seu negócio para investidores.

Inscreva-se.

cursos gratuitos do SEBRAE
Sem precisar sair de casa, o SEBRAE oferece o melhor conteúdo para MEIs.
Reprodução: Pixabay

Todos os cursos têm certificado digital com verificação de autenticidade, 100% gratuito. Vale a pena investir seu tempo e se preparar para os desafios que um micro ou pequeno empreendedor precisa enfrentar. E o melhor: sem pagar nada e sem sair de casa. Desse jeito fica muito mais fácil abrir um negócio de sucesso!

A Jornal Jr também pode te ajudar a alavancar o alcance do seu negócio nas redes sociais, além de oferecer outros serviços que fortalecem a imagem da sua micro ou pequena empresa, como cobertura de eventos, assessoria de imprensa e fotos institucionais. Entre em contato com nossa agência e solicite um orçamento gratuito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *